- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Quem está rindo agora? O planejamento astuto da China abriu caminho para o domínio da manufatura

© AP Photo / Ng Han GuanModelos posam perto da última oferta da montadora chinesa BYD durante o salão Auto Shanghai 2023 em Xangai, em 19 de abril de 2023
Modelos posam perto da última oferta da montadora chinesa BYD durante o salão Auto Shanghai 2023 em Xangai, em 19 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.02.2024
Nos siga no
O sucesso da China em diversas áreas se deve ao sistema econômico único do país, diferente de qualquer outro no mundo.
Entre os muitos adjetivos que poderiam ser usados para descrever o magnata da tecnologia Elon Musk, "humilde" não é um deles.
Quando um jornalista norte-americano alertou Musk em 2011 que a empresa chinesa BYD Auto procurava competir no setor dos veículos elétricos (VE), o CEO da Tesla literalmente riu da perspectiva.
"Você viu o carro deles?", Musk perguntou com escárnio, acrescentando que não via o fabricante iniciante como um concorrente.
Cerca de 13 anos depois, a questão mais relevante pode ser se a BYD deveria ver Musk como uma ameaça, uma vez que a indústria chinesa de veículos elétricos parece prestes a dominar o mercado global.
Os números são impressionantes. Após anos de aumentos de dois dígitos, as vendas de VEs na China representaram 60% das compras globais em 2022. No ano passado, a BYD ultrapassou a Tesla no total de VEs vendidos em todo o mundo. Um terço deles comprados em qualquer lugar corresponde a carros BYD.
Carro elétrico Ford F-150 Lightning exibido no Show Automóvel de Filadélfia na Filadélfia, EUA, 27 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 02.12.2023
Panorama internacional
EUA sugerem regras para reduzir influência da China na cadeia de suprimentos de veículos elétricos
Agora, as barreiras comerciais contra a venda interna de veículos chineses são o principal fator que impede a BYD de dominar também o mercado dos EUA, à medida que o fabricante sediado em Xian lança carros acessíveis incomparáveis com qualquer modelo de Musk. Isso deve mudar à medida que a BYD explora a montagem de veículos na América do Norte.
Como a BYD conseguiu virar a maré tão rapidamente? A resposta reside no planejamento industrial inteligente que permitiu à China liderar a fabricação de tudo, desde smartphones a painéis solares.

Enquanto o antigo líder chinês Deng Xiaoping prosseguia a reforma econômica na década de 1980, os líderes ocidentais declararam vitória. Conquistada pela eficiência e superioridade do capitalismo norte-americano, a China abandonou o dogma comunista e em breve se juntaria às fileiras do "mundo livre", foi o que disseram. Com o colapso do Bloco do Leste, o cientista político norte-americano Francis Fukuyama afirmou que a civilização humana tinha atingido "o fim da história", restando apenas questões relativas a pequenos ajustes e refinamentos do sistema de livre mercado.

Aqueles que prestam mais atenção sabiam que a China nunca abandonou a análise marxista, mas sim procurou uma contingência que permitisse ao país em desenvolvimento aceder ao investimento e à tecnologia globais. Oferecendo mão de obra barata e pouca regulamentação, Pequim conseguiu atrair fabricantes globais para o Leste, aprendendo métodos ocidentais no processo.
Décadas mais tarde, os esforços da China valeram a pena, pois o país construiu a maior classe média do mundo. Com trilhões de dólares de riqueza à sua disposição, o presidente Xi Jinping reafirmou a prosperidade partilhada como o princípio orientador da China, afirmando que a potência mundial se transformará em uma sociedade socialista moderna nos próximos anos.
Ilustração de um chip de computador com a bandeira da China - Sputnik Brasil, 1920, 18.10.2023
Panorama internacional
China: PIB cresce 4,9% no 3º trimestre e indica recuperação da economia
"O que isso tem a ver com veículos diferenciados?", você pode perguntar. A resposta é que o sucesso da China nessa área só foi possível graças ao seu sistema econômico único. A China abriu as portas às forças do mercado global na década de 1980, mas manteve o papel de liderança do Partido Comunista. Como resultado, o seu governo é capaz de lançar indústrias de forma rápida e eficaz através da concessão de subvenções e subsídios.
Mas a recente generosidade financeira da China não é o único fator em jogo. A propriedade estatal dos maiores bancos do país permite que os líderes canalizem os lucros para infraestruturas que fazem da China o melhor lugar do mundo para fabricar bens. Um planejamento astuto permitiu ao país manter a sua vantagem competitiva, mesmo quando os trabalhadores se beneficiam de aumentos salariais.
Além disso, a China faz grandes esforços para garantir que a sua força de trabalho seja treinada para atender às necessidades das empresas em todo o mundo. O CEO da Apple, Tim Cook, resumiu a razão do sucesso da China em uma entrevista de 2015, observando simplesmente: "É a habilidade".

"A China colocou um enorme foco na indústria, no que você e eu chamaríamos de habilidades vocacionais", disse Cook. "Quero dizer, você poderia pegar todos os fabricantes de ferramentas e moldes dos Estados Unidos e provavelmente colocá-los na sala em que estamos atualmente. Na China, você teria que ter vários campos de futebol."

Pessoas visitam o estande da multinacional chinesa fabricante de carros elétricos Nio durante a 20ª Exposição Internacional da Indústria Automobilística de Xangai, 19 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.10.2023
Panorama internacional
China diz que UE promove protecionismo sob o pretexto de 'comércio justo' sobre veículos elétricos
Compreender a magnitude do crescente domínio econômico do país permite compreender por que as relações entre a China e os Estados Unidos atingiram níveis de hostilidade quase da Guerra Fria. Os Estados Unidos não têm vontade ou capacidade para transformar o seu sistema econômico da noite para o dia. O que existe é o medo que os ocidentais têm do país governado pelos comunistas, que pode incessantemente alimentar para impor sanções e erguer barreiras ao comércio.
Também possui um complexo militar e de inteligência implacável, capaz de minar supostos inimigos em todo o mundo. "Vamos golpear quem quisermos!", declarou Musk no X (anteriormente Twitter) na sequência de um golpe de Estado apoiado pelos EUA em 2019 na Bolívia que preparou o terreno para a Tesla e outras empresas ocidentais explorarem as vastas reservas de lítio do país sul-americano.
Os líderes chineses deixaram claro que o seu país não sucumbirá ao mesmo destino. "Os EUA não vão impedir o rejuvenescimento da China", disse recentemente o ministro das Relações Exteriores do país, alertando para as "consequências catastróficas" da agressão dos EUA.
A guerra com a população de 1,4 bilhão de habitantes da China tornaria, de fato, certa a destruição mutuamente assegurada. Ainda permanece a questão de saber se a arrogância dos líderes dos EUA tornará isso inevitável.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала