- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Israel aprova pela 1ª vez uso do Starlink de Musk em hospital na Faixa de Gaza

© AP Photo / Jacquelyn MartinElon Musk, CEO da X, sai de uma reunião a portas fechadas com os principais CEOs de tecnologia para discutir as prioridades e os riscos relacionados à inteligência artificial, no Capitólio, em Washington, 13 de setembro de 2023
Elon Musk, CEO da X, sai de uma reunião a portas fechadas com os principais CEOs de tecnologia para discutir as prioridades e os riscos relacionados à inteligência artificial, no Capitólio, em Washington, 13 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 15.02.2024
Nos siga no
A decisão, que foi aprovada por Israel, permitirá realizar consultas médicas por vídeo em tempo real em um hospital de Rafah, após a conexão de Internet em Gaza ter sido interrompida várias vezes nos últimos meses.
O serviço de Internet Starlink, operado pela SpaceX do bilionário Elon Musk, será fornecido ao hospital de campanha dos Emirados Árabes Unidos (EAU) no sul de Gaza para pacientes que precisem de consultas médicas por vídeo em tempo real, comunicou na quarta-feira (14) o Ministério das Relações Exteriores do país árabe.
Os serviços de comunicação em Gaza foram interrompidos várias vezes nos últimos quatro meses, inclusive por mais de uma semana em janeiro, em meio à sangrenta e fortemente condenada operação militar israelense contra a região, que matou mais de 28.000 pessoas até agora. Ela, por sua vez, se seguiu a um violento ataque do grupo palestino Hamas a Israel em 7 de outubro, na qual morreram mais de 1.000 pessoas.
Alguns jornalistas e trabalhadores humanitários conseguem comunicações limitadas usando cartões SIM internacionais ou eletrônicos perto das fronteiras israelenses ou egípcias, mas a destruição provocada pelo conflito tornou difícil tais ações para a maior parte da população. O hospital em Rafah, atualmente um dos poucos hospitais de campanha internacionais em Gaza, conta com 50 médicos, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos de laboratório, e também tem enfrentado tais problemas.
Palestinos fogem da ofensiva terrestre israelense em Khan Yunis. Faixa de Gaza, 27 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 14.02.2024
Panorama internacional
Países árabes estão dispostos a reconstruir Gaza desde que haja solução de 2 Estados
Os Emirados Árabes Unidos são um dos poucos países que operam um hospital de campanha na Faixa de Gaza.
"Essa medida ressalta ainda mais os esforços inabaláveis dos Emirados Árabes Unidos para se solidarizar com o povo palestino durante a guerra em curso", disse Afra al-Hameli, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores.

"As unidades médicas na Faixa de Gaza para apoiar causas humanitárias serão aprovadas individualmente, somente depois de as forças de segurança israelenses confirmarem que se trata de uma entidade autorizada, sem preocupação de risco ou possibilidade de colocar em perigo a segurança nacional", de acordo com uma declaração de quarta-feira (14) de Shlomo Karhi, ministro das Comunicações de Israel.

O Starlink usa uma rede de milhares de satélites para fornecer Internet de banda larga, de alta velocidade e baixa latência, inclusive em áreas onde não há cobertura de operadoras locais.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала