- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Israel se retira das negociações de paz no Egito por exigências 'delirantes' do Hamas

© AP Photo / Ronen ZvulunBenjamin Netanyahu durante a reunião semanal de gabinete no Ministério da Defesa, em Tel Aviv. Israel, 7 de janeiro de 2024
Benjamin Netanyahu durante a reunião semanal de gabinete no Ministério da Defesa, em Tel Aviv. Israel, 7 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 14.02.2024
Nos siga no
Premiê israelense se recusou a enviar uma delegação ao Cairo amanhã (15), argumentando que não há sentido em fazê-lo até que o Hamas diminua as suas exigências relativas à libertação de um grande número de prisioneiros palestinos.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, optou por não enviar mais delegações ao Cairo para diálogos que buscavam um cessar-fogo com o Hamas na Faixa de Gaza. Netanyahu rejeitou mais uma vez as exigências do grupo, classificando-as como "ilusórias".

"No Cairo, Israel não recebeu nenhuma nova proposta do Hamas para a libertação dos nossos reféns […], [e] insiste que Israel não se submeterá às exigências delirantes do Hamas. Uma mudança nas posições do Hamas permitirá o progresso nas negociações", afirma o comunicado citado pelo The Times of Israel.

O grupo insistiu na retirada total das Forças de Defesa de Israel (FDI) de Gaza em troca da libertação de reféns, algo que Netanyahu descartou categoricamente.
O Fórum de Famílias de Reféns e Desaparecidos israelense reagiu de forma contundente à notícia, dizendo que era uma sentença de morte para os reféns restantes em Gaza.
Manifestantes bloqueiam caminho da ajuda humanitária destinada à Faixa de Gaza no posto fronteiriço de Nitzana com o Egito, no sul de Israel, em 2 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 13.02.2024
Panorama internacional
Diretores de CIA e Mossad chegam ao Egito enquanto pressão sobre posicionamento de Israel aumenta
A decisão do premiê acontece em meio à preparação das FDI para realizar uma operação terrestre em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, onde cerca de 1,4 milhão de palestinos foram buscar abrigo após terem que deixar suas casas.
A ação, que parece iminente pelo posicionamento de Tel Aviv, está sendo amplamente criticada, inclusive pelos que apoiaram Israel até agora, como países da União Europeia.
Também nesta quarta-feira (14), o gabinete do presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou em um comunicado que Macron, em telefonema com Netanyahu, expressou a sua firme oposição a uma possível ofensiva militar das FDI em Rafah: "Isso só poderia levar a uma catástrofe humanitária de nova magnitude […]", diz a nota.
A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, desembarcou hoje em Israel. Seu gabinete disse no início desta semana que ela pressionará por um cessar-fogo.
Palestinos passam por prédio residencial destruído em um ataque israelense em Rafah. Faixa de Gaza, 11 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 12.02.2024
Panorama internacional
Operação de Israel em Rafah põe refugiados sob ameaça de massacre, diz fonte à Sputnik
Ontem (13), o Itamaraty divulgou uma nota alertando para os riscos da operação terrestre em Rafah. A chancelaria brasileira considera que, "se levada a cabo", a ação implicará em "graves consequências".
"Estima-se que 80% dos habitantes de Gaza tenham sido obrigados a deixar suas casas, e a maioria deles na direção de Rafah, indicada inicialmente como área segura pelas autoridades israelenses", relembrou o Ministério das Relações Exteriores na nota.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала