- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Professor: invasão de Rafah pode 'complicar' a situação para Israel em meio a bombardeios de Gaza

© AP Photo / Hatem AliForças de Defesa de Israel (FDI) fazem ataque aéreo em Rafah, na Faixa de Gaza, na tarde de 13 de outubro de 2023
Forças de Defesa de Israel (FDI) fazem ataque aéreo em Rafah, na Faixa de Gaza, na tarde de 13 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 13.02.2024
Nos siga no
No início da segunda-feira (13), Israel lançou bombardeios na cidade de Rafah, perto da fronteira com o Egito, uma área para a qual os palestinos em Gaza foram orientados a fugir durante as fases iniciais da campanha de Israel.
De acordo com o Ministério da Saúde em Gaza, mais de 67 palestinos foram mortos, e o premiê israelense prometeu uma invasão terrestre em Rafah. Enquanto ele havia dito que os civis terão "passagem segura", Netanyahu não indicou para onde 1,7 milhão de pessoas poderiam ir.
Doutor Hasan Unal, professor de ciência política e relações internacionais na Universidade de Baskent, na Turquia, disse à Sputnik que as ações de Israel em Rafah "complicarão enormemente a situação de Israel", observando que mesmo seu aliado mais fiel, os Estados Unidos expressaram preocupações publicamente sobre a operação.
O professor argumentou que é provável que a situação transforme a opinião mundial contra Israel ainda mais do que já foi.

"Na Bósnia, [...] quando os canais ocidentais [começaram] a transmitir todas as imagens feias que vinham da Bósnia, que no final foi reconhecido [...] pelo tribunal internacional como genocídio [...], o público começou a clamar por ação de seus governos."

"Há um risco crescente [de que Biden poderia pagar] um alto preço por apoio incondicional a Israel", ele acrescentou.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres - Sputnik Brasil, 1920, 07.02.2024
Panorama internacional
'Mundo está entrando na era do caos', diz secretário-geral da ONU
Unal disse que não vê as coisas se movendo para uma situação melhor enquanto Netanyahu e seu governo estiverem no comando em Israel.
"Mas se falamos sobre o que precisa ser feito, isso é evidente. [...] Você precisa de um cessar-fogo. Qual é a terminologia não é muito importante, mas então, você [precisa] de uma solução de dois Estados", disse o professor observando que isso seria difícil por causa da política de colonos de Israel.

"[Israel] teria de tirar muitos dos grupos de colonos que foram, basicamente, espalhados pela Cisjordânia e assim por diante. Como eles vão criar [um] corredor viável entre Gaza e os territórios da Cisjordânia [é] outra questão."

Embora as perspectivas de paz sejam "bastante sombrias" e não tenham melhorado desde o ataque do Hamas em 7 de outubro, Unal observou que o evento colocou o conflito "no radar mundial com bastante firmeza" e que a situação não é "sustentável" para Israel.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала