- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Estados-membros da UE chegam a acordo sobre missão para proteger navios mercantes no mar Vermelho

© AP Photo / Marinha dos EUAO navio de assalto anfíbio USS Bataan (em primeiro plano) e o navio de desembarque USS Carter Hall viajam pelo mar Vermelho, em 8 de agosto de 2023
O navio de assalto anfíbio USS Bataan (em primeiro plano) e o navio de desembarque USS Carter Hall viajam pelo mar Vermelho, em 8 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2024
Nos siga no
Os Estados-membros da União Europeia (UE) chegaram a um acordo sobre os detalhes essenciais da missão marítima conjunta no mar Vermelho para proteger os navios mercantes contra ataques houthis, informou nesta quinta-feira (8) a agência de notícias alemã RND, citando fontes familiarizadas com a matéria.
A missão terá natureza defensiva, e sua tarefa será proteger a navegação civil na região. Os Estados-membros da UE realizaram uma votação antecipada à reunião dos ministros das Relações Exteriores do bloco, marcada para o dia 19, informou a RND.
AF- 1 Skyhawk 3, da Marinha do Brasil - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2024
Panorama internacional
Marinha brasileira poderá atuar em 'autodefesa' durante operação no mar Vermelho, diz força
O próximo passo será a elaboração de planos precisos para a operação, incluindo a atribuição de tarefas específicas, bem como a determinação do tamanho da zona operacional e das áreas do mar Vermelho em que os navios serão escoltados.
A última etapa será definir a data de lançamento, fase que deve ser alcançada também antes da reunião ministerial em Bruxelas. Neste momento, Alemanha, França, Itália e Países Baixos pretendem participar da missão. Os Países Baixos enviaram seus navios ao mar Vermelho há alguns dias, e a fragata alemã Hessen partiu hoje (8) cedo.
Os houthis prometeram, em novembro de 2023, atacar quaisquer navios associados a Israel até que sejam suspensas as ações militares na Faixa de Gaza. Isso levou o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, a anunciar a criação de uma operação multinacional para garantir a navegação no mar Vermelho. Posteriormente, Estados Unidos e Reino Unido lançaram grandes ataques contra posições houthis, em uma tentativa de degradar a capacidade dos rebeldes de atingir navios comerciais.
Helicóptero das forças houthi se aproximando do navio de carga Galaxy Leader no domingo, 19 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 06.02.2024
Panorama internacional
Análise: EUA não 'conseguem garantir passagem segura' de navios atacados por houthis no mar Vermelho
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала