- Sputnik Brasil, 1920, 12.10.2023
Pepe Café
Programa autoral de Pepe Escobar, jornalista investigativo independente especializado em vários temas de importância internacional

Guerra por procuração: como a OTAN se aproveita da Ucrânia?

Nos siga no
Neste episódio do podcast de vídeo Pepe Café, o analista geopolítico Pepe Escobar aborda detalhadamente o assunto do conflito Rússia-Ucrânia com foco no que é, de fato, uma guerra por procuração entre a Rússia e a OTAN.
O conflito entre a Rússia e a Ucrânia começou há cerca de dez anos, quando ocorreu um golpe do Estado e as novas autoridades ucranianas tomaram a decisão de adotar uma política pró-ocidental. Várias tentativas de resolver o conflito diplomaticamente fracassaram. A operação militar especial russa completa quase dois anos. Mas por que os países vizinhos não podem coexistir?
Citando outros especialistas, Pepe Escobar destaca que os principais motivos deste conflito duradouro são determinados pela geoeconomia: o Ocidente global, e especialmente a União Europeia, precisa desesperadamente de acesso ao lítio da Ucrânia para o plano fraudulento de "descarbonização", recursos minerais, a fértil terra negra, as rotas marítimas (supondo que Odessa não volta a ser "uma cidade russa"), e, além de tudo isso, a mão de obra baratíssima.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала