- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China proíbe exportação de tecnologia para processar terras raras alegando 'segurança nacional'

© Foto / Pixabay / marseleliaBandeira da China (imagem referencial)
Bandeira da China (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 21.12.2023
Nos siga no
A decisão chinesa torna potencialmente mais difícil para os EUA e Europa reforçarem o fornecimento de matérias-primas estratégicas, visto que a China representa 90% da produção refinada global.
Nesta quinta-feira (21), Pequim, a maior processadora mundial de terras raras, proibiu a exportação de tecnologia para extrair e separar metais estratégicos. O gigante asiático também proibiu a exportação de tecnologia de produção de metais de terras raras e materiais de liga, bem como tecnologia para preparar alguns ímãs de terras raras.
As decisões são mais um passo chinês visando proteger seu domínio no setor. O argumento para a proibição correspondeu à "proteção da segurança nacional e do interesse público chinês", de acordo com um documento do Ministério do Comércio citado pela agência Reuters.
Até há relativamente pouco tempo quase não existiam refinarias de terras raras fora da China. Isso também significa que as suas empresas e pesquisadores construíram uma vantagem tecnológica e prática substancial na forma de extrair e processar esses materiais, enquanto a especialização em outros locais diminuiu, analisou a agência Bloomberg.
Exploração de minério de ferro da Vale em Itabira, em Minas Gerais, no Brasil, em 21 de março de 2012 - Sputnik Brasil, 1920, 05.07.2023
Panorama internacional
'Golpe devastador': China acabou de dar xeque-mate nos EUA proibindo exportação de terras raras?
As terras raras são um grupo de 17 metais usados na fabricação de ímãs para uso em veículos elétricos, turbinas eólicas e eletrônicos. O país asiático reforçou significativamente as regras que orientam as exportações de vários metais neste ano, em uma batalha crescente com o Ocidente pelo controle de minerais críticos.
Em agosto, introduziu licenças de exportação para materiais de fabricação de chips, gálio e germânio, seguidas por requisitos semelhantes para vários tipos de grafite desde 1º de dezembro.
Terras raras (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 01.08.2023
Panorama internacional
China restringe exportação de terras raras e pode frustrar as ambições dos EUA, diz analista
Do outro lado, o Ocidente, principalmente Estados Unidos, Japão e Países Baixos, adotou uma série de restrições e embargos ao acesso chinês para o mercado de chips e semicondutores.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала