- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China e Vietnã avaliam ligação ferroviária através do maior depósito de terras raras vietnamitas

© AFP 2023 / Rick BowmerTelúrio refinado é exibido na refinaria Rio Tinto Kennecott, 11 de maio de 2022
Telúrio refinado é exibido na refinaria Rio Tinto Kennecott, 11 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 02.12.2023
Nos siga no
Especialistas de ambos os países da indústria de terras raras discutiram uma cooperação mais forte no processamento dos minerais. Hanói já tem ligações ferroviárias com Pequim, mas o sistema é antigo e tem capacidade limitada do lado vietnamita.
A China e o Vietnã estão trabalhando em uma possível atualização significativa de suas ligações ferroviárias subdesenvolvidas para impulsionar uma linha que atravessa o coração das terras raras vietnamitas e chega ao principal porto do país no norte, disseram autoridades e diplomatas ouvidos pela agência Reuters.
As duas nações asiáticas também concordaram em reforçar os laços comerciais e promover conexões ferroviárias, de acordo com um comunicado do governo emitido ontem (1º), depois que o chanceler chinês, Wang Yi, se reuniu com líderes na capital vietnamita.
O primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, já havia pedido a modernização da ferrovia que liga Kunming, no sul da China, à cidade portuária de Haiphong, no Vietnã, em um comunicado divulgado no mês passado, depois que o ministro do Comércio da China, Wang Wentao, fez uma rara visita a Hanói.
Mineral de terras-raras (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 20.11.2023
Panorama internacional
China pode mover 'músculos' e 'enterrar' EUA com terras-raras, diz analista
O Vietnã já tem ligações ferroviárias com Pequim, mas o sistema é antigo e tem capacidade limitada do lado vietnamita. Os dois sistemas não são interoperáveis ​​neste momento, o que significa que os trens têm de parar na fronteira onde os passageiros e mercadorias são transferidos para serviços domésticos.
A ferrovia melhorada, ressalta a agência, passaria pela região onde o Vietnã tem os seus maiores depósitos de terras raras, das quais a China é de longe o maior refinador do mundo.
A China é o maior parceiro comercial do Vietnã e, até agora, é também o principal investidor, tendo em conta o investimento de Hong Kong, uma vez que muitas empresas chinesas transferem algumas das suas operações para o sul em meio às tensões comerciais entre Pequim e Washington.
Joe Biden, presidente dos EUA, dá comentários sobre a economia, no Old Post Office, Chicago, Illinois, EUA, 28 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.08.2023
Panorama internacional
Visita anunciada de Biden ao Vietnã 'provavelmente visa conter a China', diz mídia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала