- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Guerra dos semicondutores: empresas holandesas começam a investir no Vietnã para se afastar da China

© AFP 2023 / Nhac NguyenO primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh (R), e o primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte (L), apertam as mãos durante uma reunião no Gabinete do Governo em Hanói, em 2 de novembro de 2023
O primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh (R), e o primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte (L), apertam as mãos durante uma reunião no Gabinete do Governo em Hanói, em 2 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 02.11.2023
Nos siga no
Os investimentos iniciais conhecidos não são grandes, mas sinalizam uma mudança para reduzir a dependência da China como centro de exportações em meio às crescentes tensões comerciais entre Pequim e o Ocidente.
Empresas e fornecedores holandeses de semicondutores estão planejando investimentos industriais no Vietnã, disseram autoridades de alto escalão nesta quinta-feira (2) durante uma missão empresarial a Hanói liderada pelo primeiro-ministro, Mark Rutte.
De acordo com a Reuters, cerca de uma dúzia das quase 30 empresas que acompanharam Rutte no evento eram representantes de empresas de chips ou fornecedoras de empresas de semicondutores.
Durante a visita, a BE Semiconductor Industries, fabricante holandesa de equipamentos de chips, anunciou que recebeu aprovação para fazer um investimento inicial de US$ 5 milhões (R$ 24,7 milhões) para alugar uma fábrica no sul do país.
Chip (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 01.07.2023
Panorama internacional
Países Baixos apertam de novo restrições de exportação de chips avançados, China critica passo
Espera-se que o investimento da Besi cresça significativamente, com planos para construir a sua própria fábrica no Vietnã nos próximos quatro anos, disse à mídia o vice-presidente da empresa para operações globais, Henk Jan Poerink.
Poerink acrescentou que a Besi seria seguida por outras empresas holandesas para criar um "ecossistema" de semicondutores no Vietnã, acrescentando que pelo menos duas outras empresas da delegação planejavam investir.
Rutte afirmou ter certeza de que outras empresas e fornecedores holandeses de chips seguiriam o exemplo, observando o tamanho da delegação empresarial que o acompanhava: "É claramente evidente", afirmou.
Chip eletrônico (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 09.03.2023
Panorama internacional
China pede que Países Baixos não cedam àqueles que 'abusam de restrições' na questão dos chips
Poerink disse que a estratégia da empresa implica depender menos da China, onde continua a crescer, mas apenas para servir o mercado chinês em expansão. O vice-presidente também declarou disse que planeja transferir algumas operações da China para o Vietnã, em linha com o que os clientes de Besi fizeram.
O Vietnã abriga a maior fábrica de montagem de chips da Intel e também é um importante centro de produção para as gigantes sul-coreanas Samsung e LG.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала