- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Maior depósito de terras raras da Europa é descoberto na Suécia

© AFP 2023 / JONATHAN NACKSTRANDMina de ferro na Suécia
Mina de ferro na Suécia - Sputnik Brasil, 1920, 13.01.2023
Nos siga no
A empresa estatal de mineração sueca LKAB informou a descoberta de um milhão de toneladas de óxidos de terras raras na área da cidade de Kiruna, no norte do país.
A empresa destacou que se trata do "maior depósito deste tipo na Europa".

"Poderá se tornar um componente importante para produzir matérias-primas críticas que são absolutamente cruciais para permitir a transição ecológica. Nós enfrentamos um problema de fornecimento. Sem minas, não pode haver veículos elétricos", afirmou Jan Mostrom, presidente e diretor-executivo da LKAB.

Estes elementos químicos são em sua maioria metais essenciais para fabricação de veículos e motores elétricos, turbinas eólicas e outros elementos necessários para explorar as fontes de energia renováveis.
Atualmente, a Europa depende das importações destes minerais, considerados críticos na região, e cujo mercado é dominado pela China.
Carregamento de metais de terras raras no porto de Lianyungang, província de Jiangsu, no leste da China, para exportação ao Japão - Sputnik Brasil, 1920, 23.12.2022
Panorama internacional
Especialista: em breve EUA poderão ter dificuldades no confronto com China na área de terras raras
Contudo, agora a Europa tem uma oportunidade de alcançar sua "autossuficiência" e "criar oportunidades reais para a eletrificação" do continente.
De acordo com o diretor-geral da LKAB, Jan Mostrom, a extração e o fornecimento destas matérias-primas podem começar dentro de 10-15 anos depois de a empresa obter a licença de exploração.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала