- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China diz que UE promove protecionismo sob o pretexto de 'comércio justo' sobre veículos elétricos

© AFP 2023 / Hector RetamalPessoas visitam o estande da multinacional chinesa fabricante de carros elétricos Nio durante a 20ª Exposição Internacional da Indústria Automobilística de Xangai, 19 de abril de 2023
Pessoas visitam o estande da multinacional chinesa fabricante de carros elétricos Nio durante a 20ª Exposição Internacional da Indústria Automobilística de Xangai, 19 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.10.2023
Nos siga no
A investigação antissubsídios da União Europeia (UE) sobre os veículos de nova energia (NEV, na sigla em inglês) chineses se baseia em suposições subjetivas, carecendo de provas suficientes e vai contra as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), disse o Ministério do Comércio da China nesta quarta-feira (4).
Em um comunicado publicado em seu site, nesta quarta-feira, o Ministério do Comércio da China expressou forte insatisfação e firme oposição à decisão da UE de investigar os subsídios aos NEV chineses. O ministério afirmou ainda que deve seguir de perto o procedimento e pretende garantir firmemente os direitos e interesses legítimos das empresas chinesas.
Segundo o Global Times (GT), a UE exigiu negociações com o lado chinês em um prazo extremamente curto e não forneceu materiais eficazes para sua realização, o que violou gravemente os direitos da China.
O ministério observou ainda que no 10º Diálogo Econômico e Comercial de Alto Nível China-UE, realizado no final de setembro, o lado chinês afirmou que a investigação proposta pela UE é protecionismo flagrante e visa proteger a indústria do bloco sob o pretexto de "comércio justo", cujas medidas vão perturbar e distorcer gravemente a cadeia industrial e de abastecimento automobilístico global, resultando em impactos negativos.
A China instou a UE a ter cautela na aplicação de medidas de reparação comercial, considerando o panorama geral da manutenção da estabilidade das cadeias industriais e de abastecimento globais e da parceria estratégica abrangente China-UE.
Processador quântico (imagem de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 03.10.2023
Panorama internacional
De olho na China, UE promete tomar medidas para mitigar 'riscos' de tecnologias críticas
"A UE deve encorajar uma cooperação aprofundada na nova indústria energética que tem os NEVs como uma das suas pontas de lança, e criar um ambiente de mercado justo, não discriminatório e previsível para o desenvolvimento comum da indústria de veículos elétricos [VEs] China-UE", afirmou o Ministério.
Nos últimos anos, a indústria de VEs da China tem registado um rápido desenvolvimento graças ao investimento constante do setor e à construção de uma cadeia industrial e de abastecimento completa. A consultora automobilística Inovev afirma que 8% dos novos VEs vendidos na Europa em setembro deste ano eram chineses.
Em 2022, os fabricantes de automóveis chineses exportaram 545.244 NEVs para a Europa, representando 48,66% de todas as exportações do veículo, mostraram dados da Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros divulgados pela CNN.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала