- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Fabricantes de carros dos EUA alertam para extinção do setor ante veículos chineses vindos do México

© AFP 2023 / Mídia AssociadaCarros elétricos BYD esperando para serem carregados em um navio estão empilhados em 11 de setembro de 2023
Carros elétricos BYD esperando para serem carregados em um navio estão empilhados em 11 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 24.02.2024
Nos siga no
Setor diz que os EUA deveriam trabalhar para evitar que automóveis e peças fabricadas no México por empresas sediadas na China se beneficiem de acordo de livre comércio, argumentando que o fluxo de vendas pode colocar fábricas americanas em extinção.
Em um movimento liderado por fabricantes de carros nos Estados Unidos, o setor diz que Washington deveria bloquear a importação de automóveis e peças chinesas de baixo custo do México, alertando que as importações poderiam ameaçar a viabilidade das montadoras norte-americanas.

"A introdução de automóveis chineses baratos [...] no mercado americano pode acabar sendo um evento de extinção para o setor automobilístico dos EUA [...]. A porta dos fundos comercial deixada aberta às importações de automóveis chineses deveria ser fechada antes que causasse fechamentos em massa de fábricas e perdas de empregos nos Estados Unidos", afirmou a organização Aliança para a Manufatura Americana (AAM, na sigla em inglês) segundo a Reuters.

O CEO da AAM, John Bozzella, disse que as regulamentações ambientais propostas pelos EUA poderiam permitir que a China ganhasse "uma posição mais forte na cadeia de fornecimento de baterias para veículos elétricos da América e, eventualmente, em nosso mercado automotivo".
Veículos e peças produzidos no país vizinho podem se qualificar para tratamento preferencial sob o acordo comercial EUA-México-Canadá, bem como se qualificar para um crédito fiscal para veículos elétricos de US$ 7.500 (R$ 37 mil), observou o relatório.
O presidente da BYD Auto, Wang Chuanfu, revela os mais recentes modelos de carros elétricos na Auto Shanghai 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 19.01.2024
Panorama internacional
Por que as empresas ocidentais temem a indústria chinesa de carros elétricos?
De acordo com a mídia, a questão recebeu novo interesse após notícias de que a BYD da China planeja montar uma fábrica de veículos elétricos no México. A BYD ultrapassou recentemente sua maior rival, a Tesla para se tornar o maior fabricante de veículos elétricos do mundo em vendas.
Ainda segundo a agência, um grupo bipartidário de legisladores norte-americanos instou o governo Biden a aumentar as tarifas sobre veículos fabricados na China e a investigar maneiras de impedir que as empresas chinesas exportem do México para os Estados Unidos.
A embaixada chinesa em Washington disse em resposta que as exportações de automóveis chineses "refletem o desenvolvimento de alta qualidade e a forte inovação da indústria manufatureira da China [...]. O salto no desenvolvimento da indústria automobilística da China forneceu ao mundo produtos econômicos e de alta qualidade", afirmou o órgão citado pela mídia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала