- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Contraofensiva às avessas: por que Ucrânia está usando tanques da OTAN como artilharia estacionária?

© AFP 2023 / Anatolii StepanovMembros da tripulação de tanques ucranianos da 21ª Brigada Mecanizada estão em um tanque de batalha Leopard 2A5 de fabricação alemã coberto de neve perto do front de combate em um local não revelado na direção de Lyman, região de Donetsk, 21 de novembro de 2023
Membros da tripulação de tanques ucranianos da 21ª Brigada Mecanizada estão em um tanque de batalha Leopard 2A5 de fabricação alemã coberto de neve perto do front de combate em um local não revelado na direção de Lyman, região de Donetsk, 21 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.12.2023
Nos siga no
Vladimir Zelensky anunciou planos para transformar a Ucrânia em uma fortaleza na semana passada, admitindo implicitamente que a contraofensiva tinha falhado depois de passar um mês discutindo o assunto. Em linha com a mudança de estratégia, a Ucrânia planeja conferir à blindagem da OTAN um novo papel. Mas isso vai adiantar alguma coisa?
A Ucrânia começou a usar pelo menos alguns dos seus principais tanques de batalha da série Leopard, de fabricação alemã, como artilharia improvisada, escavando a blindagem pesada profundamente no solo e implantando-a para atingir a infantaria e a infraestrutura russas.
"Em outras palavras, não está sendo usada da mesma forma que durante a contraofensiva", disse um soldado ucraniano de 25 anos chamado Ruslan à Yahoo News sobre a estratégia que aparentemente apontava o dedo à OTAN por não dar aos militares da Ucrânia mais dos seus principais tanques de batalha avançados.
Os Leopard são "muito eficazes, mas para realizar ofensivas em grande escala são necessários mais", queixou-se o soldado, estimando que Kiev precisaria de pelo menos 150 tanques para prejudicar as linhas de frente russas.
"É mais eficiente", disse um comandante de companhia à mídia sobre a nova estratégia. "O front se acalmou um pouco. O inverno [Hemisfério Norte] está chegando. Não avançaremos à força", garantiu o comandante.

"Não foi realmente planejado desta forma", escreveu a Bild em um artigo recente sobre o novo trabalho dos Leopard. "Os tanques Leopard 2A6 entregues pela Alemanha estão sendo usados para evitar que o leste do país caia ainda mais sob o controle russo", informou o veículo, referindo-se ao avanço rastejante da Rússia pela região de Carcóvia — ao norte das linhas defensivas que as forças ucranianas não conseguiram romper neste verão (Hemisfério Norte).

Militar do regimento de fuzis motorizados da Guarda do Distrito Militar Central carrega projétil para o lançador múltiplo de foguetes BM-21 Grad na direção de Krasny Liman da operação militar especial da Rússia, foto publicada em 17 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.12.2023
Operação militar especial russa
Rússia: Ucrânia perde 160 militares e sistema americano M777 na direção sul de Donetsk
O presidente Zelensky anunciou uma mudança na estratégia militar da Ucrânia na semana passada, apontando para a necessidade de atrair recursos para construir fortificações em todo o país, incluindo nas áreas ocupadas pela Ucrânia na república de Donetsk, nas regiões de Zaporozhie e Kherson, bem como em Carcóvia, Sumy, Chernigov, Kiev, Rovno e Volyn.
"Discutimos a mobilização de recursos, a motivação das empresas privadas neste trabalho e o financiamento. A prioridade é óbvia", disse Zelensky. Separadamente, na semana passada, o político admitiu aos meios de comunicação dos EUA que a Ucrânia estava em uma "nova fase de guerra" e que não estava satisfeito por não conseguir todas as armas que queria para a contraofensiva de verão da Ucrânia.
"Queríamos resultados mais rápidos. Nessa perspectiva, infelizmente, não alcançamos os resultados desejados. E isto é um fato", disse Zelensky, basicamente admitindo as declarações do seu principal comandante no mês passado que o conflito tinha se transformado em um "impasse", que não haveria um "avanço profundo e bonito" e que a utilização dos "livros da Organização do Tratado do Atlântico Norte [OTAN]" para planejar a ofensiva não ajudou muito.
A contraofensiva de verão de Kiev marcou o seu sexto aniversário na segunda-feira (4), com as forças ucranianas capturando apenas algumas dezenas de quilômetros quadrados de territórios diretamente em frente às linhas defensivas da Rússia, mas não conseguiram penetrá-las. Em troca destes ganhos minúsculos, o Ministério da Defesa da Rússia estimou recentemente as perdas ucranianas em mais de 125 mil soldados e cerca de 16 mil peças de armamento.
Entre as armas perdidas estavam dezenas de tanques Leopard entregues pela Alemanha e outros países da OTAN, incluindo modelos mais antigos do Leopard 1 e as mais recentes variantes do Leopard 2, o mais moderno tanque de batalha principal da Alemanha.
Um soldado ucraniano dispara sua arma durante exercícios de treinamento com soldados franceses em um acampamento militar francês na França, em novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.12.2023
Panorama internacional
Mídia revela nova lista de desejos de armas da Ucrânia enviada aos EUA

O que o uso de tanques para defesa diz sobre a estratégia de Kiev?

A tática de utilização de tanques para fins defensivos serve mais como uma confirmação do fracasso da contraofensiva e é pouco provável que altere a estratégia global da Rússia de qualquer forma significativa, afirma o coronel reformado do Exército russo e veterano analista militar Viktor Litovkin.
"A defesa é quando o tanque está enterrado no solo, com apenas a sua torre sobressaindo acima dele, servindo como uma arma que dispara contra os atacantes e está bem protegida, inclusive pelo solo", disse Litovkin à Sputnik. "Mas como os tanques Leopard entregues à Ucrânia geralmente não eram os mais novos, eles têm blindagem relativamente fraca e canhões que não são muito poderosos para a defesa."
"Agora, a Ucrânia está avançando para a chamada defesa posicional — eles anunciaram isso. Mas isso não muda nada no campo de batalha. Eles não têm mais ninguém nem nada com quem lutar, então a moral do Exército ucraniano está muito baixa. Portanto, eles se rendem como unidades inteiras, se conseguirem evitar ser baleados nas costas", disse o observador, referindo-se aos ultranacionalistas "batalhões de bloqueio" montados em algumas áreas de retaguarda atrás das linhas ucranianas, amplamente relatados pelos prisioneiros de guerra ucranianos.
Em outras palavras, a estratégia dos tanques estacionários "não ajudará de forma alguma a Ucrânia nas operações militares contra a Rússia", disse o observador. "Continuaremos a atacá-los. Tal como os aviões bombardearam estas posições ucranianas, continuarão a bombardeá-las. Um tanque é, para dizer o mínimo, uma caixa de lata. Um ataque de cima por qualquer bomba ou projétil cumulativo e pronto – acabou o tanque. A tripulação do tanque geralmente tem dificuldade em ver o que está acontecendo ao seu redor. Eles precisam de 'olhos' adicionais na forma de helicópteros ou veículos aéreos não tripulados, para que possam ver o que está acontecendo ao seu redor", explicou.
Tanque Leopard 2 em operação durante visita do ministro da Defesa alemão Boris Pistorius ao Batalhão de Tanques 203 da Bundeswehr na base militar de Augustdorf , Alemanha, 1º de fevereiro de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 29.11.2023
Panorama internacional
'Blindado desprotegido': Ucrânia perde 1º tanque Leopard 1A5 recém-entregue pela Alemanha, diz mídia
Os Leopard estão entre os poucos projetos modernos de tanques de batalha ocidentais entregues à Ucrânia antes de sua contraofensiva no início deste ano, que também incluiu grupos menores de tanques Challenger 2 de fabricação britânica e M1 Abrams norte-americanos (este último começando a chegar depois que ficou claro que a contraofensiva havia parado).
No crepúsculo da Guerra Fria, na década de 1980 e início da década de 1990, esses designs de tanques ocidentais robustos e cheios de eletrônicos foram aclamados como os assassinos perfeitos da armadura do Pacto de Varsóvia. Essa criação de mitos continuou até o presente recente, com Armin Papperger, CEO da fabricante do Leopard, Rheinmetall, se gabando em janeiro de que um exército equipado com o Leopard 2 "pode romper as linhas inimigas e pôr fim a um longo período de guerra de trincheiras" e que, "com o Leopard, os soldados podem avançar dezenas de quilômetros de cada vez".
Nem mesmo um ano depois, o gigante da defesa alemã foi forçado a engolir as palavras do seu diretor, com uma série de relatos que remontam ao verão indicando que os comandantes da Ucrânia estavam hesitantes em utilizar os seus blindados pesados, mesmo no auge da contraofensiva, por receios de que seriam perdidos para mísseis russos, artilharia de longo alcance, minas antitanque e drones.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала