- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia revela nova lista de desejos de armas da Ucrânia enviada aos EUA

© AFP 2023 / Olivier ChassignoleUm soldado ucraniano dispara sua arma durante exercícios de treinamento com soldados franceses em um acampamento militar francês na França, em novembro de 2023
Um soldado ucraniano dispara sua arma durante exercícios de treinamento com soldados franceses em um acampamento militar francês na França, em novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.12.2023
Nos siga no
Kiev está supostamente buscando o sistema de mísseis THAAD fabricado nos EUA e os caças F-18 Hornet, segundo a mídia britânica.
De acordo com a Reuters, os militares da Ucrânia divulgaram uma lista de armas que esperam receber de Washington nos próximos meses, com várias novas armas que não estavam incluídas em pacotes de ajuda anteriores.
Funcionários do Ministério da Defesa ucraniano distribuíram uma "lista de armamentos para atender às necessidades das forças de defesa da Ucrânia" durante uma reunião a portas fechadas entre autoridades e executivos da indústria de armas em Washington, DC, na quarta-feira (6), cuja cópia foi posteriormente obtida pela Reuters.
A lista "abrangente" apresenta uma série de armas que Kiev procurou obter anteriormenteincluindo projéteis de artilharia de 155 mm, F-16 e mísseis ATACMS de longo alcance — mas também inclui vários sistemas importantes que não apareceram em pedidos anteriores. Entre os novos itens estão o caça F-18 Hornet, o avião de transporte C-130J Super Hercules, dois helicópteros diferentes e até mesmo o caro terminal de defesa de área de alta altitude (THAAD).
Em serviço nos EUA desde 2008, o sistema de mísseis terra-ar THAAD foi concebido para abater projéteis de alcance curto, médio e intermediário, e foi implantado no território de vários parceiros dos EUA, incluindo Israel, Coreia do Sul e Romênia. Embora a arma tenha sido pouco utilizada no campo de batalha desde que foi desenvolvida, acredita-se que ela tenha um alcance operacional de até 200 quilômetros.
Embora o último pedido de Kiev não fizesse qualquer menção ao custo, em conjunto as armas representariam um preço multimilionário para os contribuintes dos EUA.
Bandeiras dos EUA e da Ucrânia tremulam diante do Capitólio, em Washington, no dia 5 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 07.12.2023
Panorama internacional
EUA e Ucrânia assinam acordo de intenção para coprodução militar e intercâmbio tecnológico
A legislação que consagraria ajuda militar adicional à Ucrânia está atualmente em tramitação no Congresso dos EUA, mas tem enfrentado forte oposição republicana à medida que alguns legisladores se tornam céticos em relação à generosidade norte-americana. Na quarta-feira, os republicanos do Senado impediram o avanço do pacote de segurança, instando os oponentes do outro lado do corredor a aprovarem controles de migração mais rígidos na fronteira entre os EUA e o México.
O presidente Joe Biden disse que está pronto para fazer "compromissos significativos" na política de fronteiras se isso significar a aprovação do pacote de gastos, mas repreendeu os membros do Partido Republicano que, segundo ele, estavam "dispostos a literalmente dar uma joelhada na Ucrânia no campo de batalha e prejudicar a nossa segurança nacional".
A principal autoridade orçamentária de Biden, Shalanda Young, alertou que Washington estava "sem dinheiro" para Kiev no início desta semana (4), dizendo aos repórteres que "sem ação do Congresso, até o final do ano, ficaremos sem recursos para adquirir mais armas e equipamentos para a Ucrânia e para fornecer equipamento dos estoques militares dos EUA".
Ela prosseguiu, observando que, em meados de novembro, o Pentágono tinha gastado 97% dos US$ 62,3 bilhões (cerca de R$ 305,4 bilhões) que recebeu para a Ucrânia neste ano, enquanto o Departamento de Estado e a Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID, na sigla em inglês) tinham usado 100% dos fundos alocados.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала