- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ex-general principal da Ucrânia diz que país falhou na contraofensiva: 'Decepcionou muitos'

© Foto / Cpl Morris RLC / UK ArmySoldados ucranianos conduzindo treinamento com fogo real no sudoeste da Inglaterra
Soldados ucranianos conduzindo treinamento com fogo real no sudoeste da Inglaterra - Sputnik Brasil, 1920, 02.12.2023
Nos siga no
A contraofensiva ucraniana, que começou em junho com muita pompa e em meio a expectativas de que brigadas de assalto equipadas com equipamento militar ocidental esmagariam facilmente as linhas defensivas russas, terminou sem muito alarde, pois os sonhos e aspirações dos estrategistas em Kiev não sobreviveram ao contato com a dura realidade.
O ex-chefe do Estado-Maior das Forças Armadas ucranianas, Viktor Muzhenko, disse à mídia que a contraofensiva do verão “decepcionou muitos” em Kiev e além.
Tendo admitido que as expectativas de Kiev de capturar o território russo não se traduziram em realidade, Muzhenko defendeu uma mudança para uma "defesa estrategicamente ativa" e a criação de uma “reserva poderosa, não apenas quantitativa, mas também qualitativa”.
“Uma reserva de qualidade é a presença de organizações militares: uma brigada, um corpo e assim por diante. Preparado, equipado, coordenado, com moral elevado e capaz de resolver problemas", afirmou, citado pela revista Newsweek.
Muzhenko também questionou as sugestões anteriores dos generais ucranianos de que as forças do regime de Kiev poderiam abrir caminho para a Crimeia em apenas alguns meses, perguntando-se em voz alta se o “lado ucraniano” seria “realmente capaz de avaliar adequadamente o inimigo e as suas capacidades”.
Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria, fala com a mídia ao chegar para uma cúpula da União Europeia no prédio do Conselho Europeu em Bruxelas, Bélgica, 26 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.12.2023
Panorama internacional
Premiê da Hungria sugere voltar a abordar adesão da Ucrânia em '5 a 10 anos'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала