- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Israel surfa nos embates Elon Musk-STF e ataca Lula; Ibama encontra Starlink em 20 garimpos ilegais

© AFP 2023 / Ludovic MarinO presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, fala durante uma entrevista coletiva conjunta com o presidente da França, Emmanuel Macron, no Palácio do Planalto, em Brasília, em 28 de março de 2024
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, fala durante uma entrevista coletiva conjunta com o presidente da França, Emmanuel Macron, no Palácio do Planalto, em Brasília, em 28 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 12.04.2024
Nos siga no
Em meio aos embates entre o empresário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), e o Judiciário brasileiro, a chancelaria israelense usou as declarações de Musk na rede social para atacar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, usou sua conta no X para, novamente, fazer declarações grosseiras sobre o presidente da República do Brasil. Usando uma mensagem que faz parte da campanha de Musk no X contra as autoridades brasileiras, o chefe da diplomacia israelense afirmou que Lula deveria ser censurado.
"Se alguém deveria ser bloqueado ou censurado no X deveria ser você, Lula. Você tem o hábito de censurar e distorcer a verdade, então não é surpresa que esteja tentando censurar os outros", afirmou o ministro.
A afirmação foi feita a partir de uma postagem de Musk na qual o bilionário diz que "a censura e a violação das leis no Brasil é a pior de todos os países no mundo em que esta plataforma opera".
Não é a primeira vez que Katz usa a plataforma para falar mal de Lula. Em fevereiro, após o líder brasileiro dizer que a "única vez que ocorreu o que está acontecendo na Faixa de Gaza foi na época do Holocausto", o chanceler disse que o presidente era "uma vergonha", o tornou persona non grata e exigiu um pedido de desculpas.
Na época, o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, disse que as manifestações do titular da chancelaria israelense foram "inaceitáveis" e "mentirosas".
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante evento de lançamento do programa para reduzir o desmatamento na Amazônia. Brasília (DF), 9 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 10.04.2024
Notícias do Brasil
Lula atribui ameaças de Musk a crescimento do 'extremismo de direita' no Brasil
Nos últimos anos, o governo de Benjamin Netanyahu passou a ser uma das referências para líderes da extrema direita europeia e mundial, que ampliaram suas relações com Israel. Mais recentemente, Javier Milei, da Argentina, anunciou que mudaria a embaixada argentina de Tel Aviv para Jerusalém.
Nas últimas semanas, o ex-presidente Jair Bolsonaro chegou a ser convidado por Netanyahu para visitar Israel, no que foi interpretado pelo governo Lula como um ato de provocação, analisa a coluna de Jamil Chade no UOL.
A campanha de Musk contra o Supremo Tribunal Federal (STF) com foco no ministro Alexandre de Moraes começou no domingo (8), quando o empresário anunciou que iria descumprir as decisões do Judiciário brasileiro ao reativar contas na plataforma suspensas pelo STF por conteúdos que propagavam fake news ou atacavam a democracia no Brasil.
Um roteador Starlink, que oferece conexão de alta velocidade em locais remotos da Amazônia brasileira, pode ser visto no canto inferior direito após foto feita pelo IBAMA na Terra Indígena Yanomami, Roraima, Brasil, 14 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.06.2023
Notícias do Brasil
Antenas de Elon Musk fortalecem garimpo ilegal na Amazônia ao serem comercializadas clandestinamente

Starlink em garimpos da Amazônia

Nos últimos 12 meses, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu equipamentos da Starlink, a provedora de Internet via satélite de Elon Musk, em pelo menos 20 garimpos ilegais na Amazônia.
Em operações contra o garimpo de abril de 2023 a março de 2024, o Ibama encontrou pelo menos 32 aparelhos da Starlink, segundo a mídia, e o número real tende a ser maior.
Dados apontam que mais de 90 aparelhos foram apreendidos, mas a marca do equipamento não foi anotada na maioria dos casos. Agentes do órgão estimam, no entanto, que quase todos os garimpos ilegais aderiram à Starlink no último ano.
O CEO da Tesla, Elon Musk, fala antes de revelar o Modelo Y no estúdio de design da Tesla em Hawthorne, Califórnia, 14 de março de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 31.12.2023
Panorama internacional
Rede social X já perdeu cerca de 71% de seu valor desde que foi comprada por Elon Musk
O equipamento da Starlink tem sido apreendido em locais críticos. Das 32 antenas encontradas desde abril do ano passado, nove foram achadas na Terra Indígena Yanomami, que passa por uma crise humanitária, e outras 12 estavam próximas ao Vale do Javari, território onde o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips foram mortos em 2022.
O UOL perguntou à Starlink se existe algum controle sobre a venda dos aparelhos ou o uso do sinal, mas não teve resposta.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала