- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA: inflação segue em ritmo de crescimento e pode complicar governo Biden em ano eleitoral

© Sputnik / Nina ZotinaNotas de dólar (imagem de referência)
Notas de dólar (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 10.04.2024
Nos siga no
Pelo segundo mês consecutivo, a inflação nos Estados Unidos segue em ritmo de crescimento, conforme dados divulgados pelo governo do presidente Joe Biden nesta quarta-feira (10). O ritmo ainda faz reduzir as chances de corte da taxa de juros pelo Federal Reserve (o banco central independente dos EUA) em pleno ano eleitoral.
No ano, o índice de preços ao consumidor (IPC) norte-americano chegou a uma alta de 3,5%, com um crescimento de 0,3 ponto percentual só em março na comparação com fevereiro. O número é superior às expectativas de economistas em uma pesquisa realizada pelo The Wall Street Journal (WSJ), que previam 3,4%.
O panorama econômico nos EUA aumenta a probabilidade de o primeiro corte na taxa de juros não ocorrer antes de novembro, o que pode gerar atritos entre o Fed e o presidente Joe Biden. Isso por conta da disputa acirrada com o republicano Donald Trump para comandar a Casa Branca.
Apesar do crescimento da inflação, Biden minimizou a situação. "Reduzimos drasticamente a taxa de 9% para perto de 3%. Estamos em uma situação em que estamos melhor situados do que estávamos quando assumimos o cargo, quando a inflação estava disparando, e temos um plano para lidar com isso", declarou a repórteres.
As taxas de juros no país são as maiores dos últimos 23 anos, em uma tentativa do Fed para levar a inflação à meta de 2% no longo prazo. O pico da taxa ocorreu em 2022 e a retomada da alta deixa em dúvida o mercado financeiro sobre quando os juros voltarão a cair.
Esta combinação de fotos mostra o ex-presidente Donald Trump, à esquerda, e o presidente Joe Biden, à direita. Biden e Trump estão se preparando para uma possível desforra em 2024. Mas uma nova pesquisa encontra uma notável falta de entusiasmo dentro dos partidos por qualquer um dos homens como líder de seu partido e uma clara abertura para uma nova liderança. A pesquisa do The Associated Press-NORC Center for Public Affairs Research revela que um terço dos democratas e republicanos não tem certeza de quem eles querem que lidere seu partido. - Sputnik Brasil, 1920, 08.04.2024
Panorama internacional
Países do BRICS temem ingerência dos EUA e divergem no apoio a Trump ou Biden, dizem analistas

Habitação e gasolina puxaram a taxa

Os dados divulgados pelo governo mostraram que a alta na inflação foi puxada pela habitação e pela gasolina, cujo índice registrou um crescimento de 3,8%. No início do mês, o presidente do Fed, Jerome Powell, declarou em uma conferência que cortar os juros antes do momento propício pressionaria ainda mais o crescimento da inflação.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала