- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Países do BRICS temem ingerência dos EUA e divergem no apoio a Trump ou Biden, dizem analistas

© AP Photo / José Luis VillegasEsta combinação de fotos mostra o ex-presidente Donald Trump, à esquerda, e o presidente Joe Biden, à direita. Biden e Trump estão se preparando para uma possível desforra em 2024. Mas uma nova pesquisa encontra uma notável falta de entusiasmo dentro dos partidos por qualquer um dos homens como líder de seu partido e uma clara abertura para uma nova liderança. A pesquisa do The Associated Press-NORC Center for Public Affairs Research revela que um terço dos democratas e republicanos não tem certeza de quem eles querem que lidere seu partido.
Esta combinação de fotos mostra o ex-presidente Donald Trump, à esquerda, e o presidente Joe Biden, à direita. Biden e Trump estão se preparando para uma possível desforra em 2024. Mas uma nova pesquisa encontra uma notável falta de entusiasmo dentro dos partidos por qualquer um dos homens como líder de seu partido e uma clara abertura para uma nova liderança. A pesquisa do The Associated Press-NORC Center for Public Affairs Research revela que um terço dos democratas e republicanos não tem certeza de quem eles querem que lidere seu partido. - Sputnik Brasil, 1920, 08.04.2024
Nos siga no
Especiais
As eleições nos Estados Unidos têm a atenção do mundo inteiro, especialmente dos países do BRICS, que observam as eventuais consequências para suas relações internacionais, já que a lista de Estados soberanos invadidos de diferentes formas pelos americanos não é pequena.
O professor de relações internacionais do Ibmec Gustavo Macedo ressalta ao podcast Mundioka, da Sputnik Brasil, que há uma falta de homogeneidade de opiniões dentro dos países do bloco.
Quanto à Rússia e China, ele destaca a cautela em relação aos possíveis resultados. Embora alguns observadores possam interpretar o apoio declarado do presidente Vladimir Putin a Joe Biden como uma "estratégia", o professor avalia ser crucial considerar as complexidades culturais e históricas que moldam essas percepções.

Para Macedo, enquanto [Donald] Trump é conhecido por sua natureza imprevisível e seu estilo de negociação peculiar, Biden representa "uma política externa mais previsível, alinhada com os interesses democratas". "Trump traz um ambiente de instabilidade e imprevisibilidade que pode afetar as relações internacionais […], uma força que muitas vezes supera o próprio Partido Republicano."

Outras disputas geopolíticas de membros do BRICS também podem influenciar nesse apoio, como uma aproximação indiana com Washington, buscando "um contrapeso à influência chinesa".
Para o professor de relações internacionais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Laerte Apolinário, os países asiáticos possuem interesses diversos e históricos de rivalidade. A Índia busca diversificar suas parcerias como uma estratégia de multialinhamento, buscando não se tornar excessivamente dependente de Pequim.
Tropas israelenses movem-se por área ao longo da fronteira com a Faixa de Gaza e o sul de Israel, em 4 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 06.04.2024
Panorama internacional
Analista: mesmo com Biden ameaçando Netanyahu, EUA sabem ficar em silêncio sobre violações de Israel
Ainda assim, Macedo avalia que tal movimento não representa necessariamente uma ruptura interna.
"A Índia, por exemplo, não interfere nos assuntos chineses, e a China reconhece a necessidade de expansão econômica da Índia."
Apolinário ressalta que o BRICS é composto por nações com diferentes interesses e relações com os EUA. "Olhando para esses países individualmente, eu vejo que cada um, ou pelo menos cada governo, tem as suas próprias preferências."
Ele destaca a probabilidade de o governo brasileiro, especialmente sob o mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), favorecer a vitória de Biden devido ao histórico de apoio mútuo e à ênfase na agenda ambiental, enquanto Putin estaria mais inclinado a preferir a reeleição de Trump.
Bandeiras dos EUA e da União Europeia (UE) - Sputnik Brasil, 1920, 06.04.2024
Panorama internacional
'Frágil solidariedade transatlântica' pode não sobreviver a nova presidência de Trump, diz mídia

O que muda com a eleição de Trump ou Biden?

Com a idade avançada de ambos os candidatos, Joe Biden (81) e Donald Trump (77), questões sobre suas capacidades físicas e mentais para assumir a presidência são evidenciadas. "A idade dos candidatos me preocupa, pois o cargo de presidente é extremamente demandante, exigindo energia para enfrentar seus desafios", diz Macedo.
Para ele, a personalidade enérgica de Trump pode conceder uma vantagem sobre um rival Biden sem carisma e em baixa na opinião popular americana.
Já Apolinário reconhece que "a principal fraqueza de Biden tem sido se comunicar com os eleitores mais jovens, o que dificulta suas chances de reeleição".
Quanto às políticas externas, há uma especulação de impacto da vitória de Trump na Ucrânia e em Israel.
Macedo sugere que a administração Trump pode se retirar da Ucrânia, buscando diminuir o envolvimento dos EUA na região da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
John Bolton, ex-conselheiro de segurança nacional dos EUA, dá discurso de comemoração do 40º aniversário da Associação Formosana para Assuntos Públicos em Taipé, Taiwan, 1º de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 06.04.2024
Panorama internacional
Ex-assessor de Trump chama de 'tola' sua sugestão de reunir Putin e Zelensky na mesa de negociações
Quanto a Israel, embora os EUA sejam os maiores parceiros dos israelenses, a relação estremecida entre Trump e Benjamin Netanyahu pode levar à redução desse apoio.

"Se tudo continuar o mesmo", afirma Macedo, "existe uma tendência de saída dos EUA da Ucrânia, mas em relação a Israel é mais incerto, devido à relação estremecida entre Trump e Netanyahu".

Ainda assim, quanto à declaração de Trump sobre o conflito na Ucrânia, Macedo adverte sobre "a dificuldade de interpretar retroativamente as declarações do ex-presidente", que mostram uma "estratégia política complexa, que pode envolver uma variedade de interesses e audiências".
Além disso, ele entende que os estadunidenses deverão seguir com seus interesses, independentemente do presidente eleito. "Os EUA têm um interesse estratégico duradouro na segurança da região do Atlântico Norte."
Para Apolinário, a política externa dos EUA é mais guiada por continuidades do que por rupturas, influenciada por fatores estruturais e interesses internos, como grupos ligados à indústria bélica e do petróleo, em especial.

"Embora o apoio à Ucrânia tenha diminuído entre o público americano, a questão israelense conta com apoio mais sólido e um lobby mais influente no Congresso."

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала