- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Analista: mesmo com Biden ameaçando Netanyahu, EUA sabem ficar em silêncio sobre violações de Israel

© AFP 2023 / Jack GuezTropas israelenses movem-se por área ao longo da fronteira com a Faixa de Gaza e o sul de Israel, em 4 de abril de 2024
Tropas israelenses movem-se por área ao longo da fronteira com a Faixa de Gaza e o sul de Israel, em 4 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 06.04.2024
Nos siga no
Apesar da leve ameaça parecer ser o resultado de uma preocupação com os civis palestinos, para Mehmet Rakipoglu, pesquisador de assuntos internacionais na britânica Dimensions for Strategic Studies, a medida "é uma questão política sobre as próximas eleições presidenciais".
Nesta semana, a Casa Branca fez a maior repreenda ao governo de Benjamin Netanyahu desde o começo do conflito entre Israel e Hamas. Em uma ligação telefônica, o presidente Joe Biden disse ao premiê que o apoio norte-americano só continuará se a estratégia israelense para o enclave for alterada.

"Acho que é tudo uma questão política. O que quero dizer com isto é que haverá eleições nos EUA em novembro e agora o governo americano e a administração Biden estão preocupados em perder as eleições para [Donald] Trump. Muito provavelmente, ele vencerá as eleições por causa dos votos dos democratas muçulmanos. Eles não votarão em Biden. Eles vão boicotar as eleições. Esta é a razão pela qual a administração Biden tenta agora criticar Netanyahu", afirmou o analista em entrevista à Sputnik.

A pressão de Washington sobre Tel Aviv aumentou depois que um ataque aéreo israelense matou sete funcionários humanitários da ONG World Central Kitchen que distribuíam ajuda humanitária na Faixa de Gaza.
Equipes de resgate fazem buscas nos escombros de um prédio anexo à embaixada iraniana, um dia após um ataque aéreo em Damasco, em 2 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 04.04.2024
Panorama internacional
Ataque de Israel ao consulado do Irã mostra 'status quo entre EUA e aliados' que permite impunidade
A diretora-executiva da ONG, Erin Gore, afirmou que o ataque "foi dirigido", uma vez que a organização coordenou movimentos com as Forças de Defesa de Israel (FDI) previamente, e que os carros foram atingidos quando os trabalhadores saíam de um armazém em Deir al-Balah após descarregar 100 toneladas de comida.

"Este não é apenas um ataque contra a WCF, é um ataque às organizações humanitárias que avançam nas situações mais precárias onde a comida está a ser usada como arma de guerra. Isto é imperdoável", declarou Gore, citada pelo Euronews.

O Departamento de Estado dos EUA considerou o incidente inaceitável e disse que as FDI devem impor medidas para descartar uma repetição de tal incidente. Pode-se esperar que "mais problemas entre Netanyahu e Biden" aconteçam no futuro, previu o especialista, mesmo reafirmando que descarta qualquer mudança radical entre os EUA e Israel.
"Estou dizendo isso porque não é novidade para nós ver que Israel está violando o direito internacional [...], mas Washington sabe ficar em silêncio sobre essas violações", disse o analista relembrando que não houve qualquer interrupção no fluxo de ajuda letal dos EUA para Israel, incluindo venda de bombas nesta semana, apesar dos apelos tímidos da administração para que Tel Aviv poupe vidas de civis.
Ataque em Damasco - Sputnik Brasil, 1920, 05.04.2024
Panorama internacional
Israel acredita estar acima da lei com ataques à embaixada e comboio de ajuda, diz analista (VÍDEO)
"Os EUA e as suas administrações também dependem do governo israelense. Portanto, não vejo quaisquer mudanças radicais da perspectiva dos EUA e da sua política em relação a Israel. E também circula que os Estados Unidos deveriam ou poderiam reconsiderar as suas vendas de armas, mas não acredito que isso aconteceria", complementou Rakipoglu.
Desde que a guerra entre Israel e Hamas começou, em 7 de outubro, mais de 33 mil palestinos foram mortos. Do lado israelense, cerca de 1.350 pessoas morreram e 250 foram sequestradas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала