- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Chefe de Direitos Humanos da ONU: Israel pode usar fome como 'método de guerra' na Faixa de Gaza

© AFP 2023 / Mohammed AbedCrianças palestinas deslocadas se reúnem para receber comida em uma escola pública em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, em 19 de fevereiro de 2024
Crianças palestinas deslocadas se reúnem para receber comida em uma escola pública em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, em 19 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 20.03.2024
Nos siga no
Israel poderia usar a fome como um "método de guerra" na Faixa de Gaza, ao obstruir a entrada da assistência humanitária no enclave, disse na terça-feira (19) o alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Turk.
A fome agora está iminente no norte de Gaza devido às hostilidades atuais e ajuda humanitária limitada, e pode ocorrer a qualquer momento entre meados de março e maio, de acordo com um relatório da iniciativa Classificação Integrada de Fases de Segurança Alimentar (IPC) da ONU, publicado nesta segunda-feira (18).

"O bloqueio de 16 anos de Israel a Gaza já teve um impacto severo sobre os direitos humanos da população civil, deixando a economia local devastada e criando uma dependência da ajuda. A extensão das restrições contínuas de Israel à entrada de ajuda em Gaza, juntamente com a maneira como continua a conduzir hostilidades, pode equivaler ao uso da fome como método de guerra, que é um crime de guerra", disse Turk em um comunicado.

Mulher palestina abraça criança enquanto choram pelos parentes mortos no bombardeio israelense em frente ao necrotério do hospital Al-Shifa, na cidade de Gaza, em 15 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 19.03.2024
Panorama internacional
Israel se esforça para perpetuar violência e 'sabotar' as negociações da trégua, diz líder do Hamas
O alto comissário da ONU apelou que a fome iminente projetada no enclave fosse evitada.
"A situação de fome, inanição e fome extrema é resultado das extensas restrições de Israel a entrada e distribuição de ajuda humanitária e bens comerciais, deslocação da maioria da população, bem como a destruição de infraestruturas civis cruciais", ressalta a nota.
No dia 7 de outubro de 2023, o movimento palestino Hamas lançou um ataque de foguetes em grande escala contra Israel a partir de Gaza e rompeu a fronteira, matando 1.100 pessoas e raptando cerca de outras 240. Israel lançou ataques retaliatórios, ordenou um bloqueio total de Gaza e iniciou uma incursão terrestre no enclave palestino com o objetivo declarado de eliminar os combatentes do Hamas e resgatar os reféns. Mais de 31.600 pessoas foram mortas até agora na Faixa de Gaza, segundo as autoridades locais.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала