- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Cientista político: EUA mantêm estratégia de criar 'estalido político e social' para derrubar Maduro

© AP Photo / Rodrigo AbdBandeira da Venezuela
Bandeira da Venezuela - Sputnik Brasil, 1920, 26.03.2024
Nos siga no
Especiais
A próxima eleição presidencial na Venezuela está marcada para 28 de julho, em momento de grande tensão entre o governo do presidente Nicolás Maduro, que busca a reeleição, e a oposição, com apoio dos Estados Unidos, que vem realizando atos no país a fim de tentar desestabilizar a política venezuelana.
Na última quarta-feira (20), alguns dos principais assessores de María Corina Machado, principal nome contrário ao atual presidente, foram detidos, acusados de planejar ações para forçar sua elegibilidade.
No mesmo dia, o procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, apresentou um vídeo de uma confissão de um dos colaboradores dela, Emil Brandt Ulloa, no qual ele admite que seu partido, o Vente Venezuela, receberia financiamento do exterior.
Segundo Saab, o financiamento se daria através da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, na sigla em inglês), que repassaria "milhões de dólares" para ONGs venezuelanas.
Manifestantes pró e contra o então presidente egípcio, Hosni Mubarak, durante os protestos da Primavera Árabe, em 2 de fevereiro de 2011 - Sputnik Brasil, 1920, 16.02.2024
Panorama internacional
Não governamentais? Muitas ONGs atuam como 'cavalos de Troia' da hegemonia, dizem especialistas
O cientista político formado pela Universidade dos Andes Luis Javier Ruiz comenta à Sputnik Brasil que a interferência dos EUA na Venezuela traz impactos na estabilidade política e na vida cotidiana dos cidadãos venezuelanos.
Ele destaca que o interesse americano em derrubar o governo de Nicolás Maduro remonta a uma "herança histórica", uma vez que o governo venezuelano desafiou a influência estadunidense com a Revolução Bolivariana.
Segundo ele, a gestão de Maduro assume como uma herdeira política e ideológica da revolução, inaugurada pelo presidente Hugo Chávez, "que implicou uma mudança de paradigma na política interna e externa da Venezuela e saiu, é claro, do domínio dos EUA".
Para respaldar seus argumentos, Ruiz cita casos históricos, como as "tentativas de golpe de Estado" contra Chávez no início deste século.

"Em 2002, por exemplo, vimos como o presidente Hugo Chávez foi alvo de uma tentativa de golpe de Estado. Posteriormente, compreendemos e sabemos, de fontes diretas dos EUA, que [os americanos] estavam por trás do golpe de Estado."

Em relação às ações atuais, Ruiz aponta o "financiamento de governos paralelos" e o "apoio à oposição venezuelana" como parte da estratégia de Washington.
"Por essa razão, diversos métodos de interferência política têm sido apresentados. Por exemplo, ao presidente Nicolás Maduro foi instalado, por dois anos, um governo paralelo, chamado de governo interino, que foi avalizado, promovido, incentivado e financiado pelos EUA."

Oposição na Venezuela

No início deste ano, o Tribunal Supremo de Justiça venezuelano confirmou que María Corina Machado estava inabilitada politicamente por 15 anos, de acordo com um processo iniciado em 2015, devido a irregularidades administrativas durante o período em que era deputada, entre 2011 e 2014.
Sua substituta, a filósofa Corina Yoris, não conseguiu completar o registro da candidatura na plataforma do órgão eleitoral venezuelano antes do prazo, que se encerrou na segunda-feira (25).
Para Ruiz, a confissão de Ulloa sobre o financiamento à oposição através da USAID evidencia a contínua interferência estadunidense na oposição venezuelana, feita por meio de outras figuras locais.
O embaixador e ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim - Sputnik Brasil, 1920, 22.03.2024
Panorama internacional
Após conversa com governo e oposição, Celso Amorim diz que 'não interessa uma Venezuela isolada'
Segundo ele, "não é descabido" pensar que os EUA buscam provocar inseguranças na Venezuela, inclusive com apoio de outros governos.

"Os EUA continuam mantendo a estratégia de provocar um estalido político e social, e de que, pela via da força, o presidente Nicolás Maduro seja retirado do poder."

O pesquisador afirma que sanções unilaterais impactaram negativamente a economia venezuelana, aumentando os índices de desnutrição e insegurança alimentar. Além disso, contribuíram para o "êxodo de venezuelanos para outros países latino-americanos".
Ruiz adverte que a estratégia de "asfixia econômica" e "desestabilização política" dos EUA contra a Venezuela teve graves consequências para os venezuelanos, afetando sua qualidade de vida e gerando uma crise humanitária. Além disso, enfatiza a necessidade de respeitar a "soberania dos países" e buscar soluções diplomáticas para resolver os conflitos internacionais.
Outro candidato da oposição, Manuel Rosales, conseguiu se inscrever de última hora — contudo a chapa de Corina informou que não apoiará o governador do estado venezuelano de Zulia. Eles chegaram a se encontrar para discutir a possibilidade de Rosales substituir a candidata da Plataforma Unitária (aliança da oposição), mas não houve acordo.

Qual é a relação da Venezuela com os Estados Unidos?

O historiador da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Roberto Santana Santos, pesquisador da globalização neoliberal, ressalta que os EUA têm histórico de interferência direta nos assuntos políticos da Venezuela, especialmente quando se trata de governos que desafiam seus interesses geopolíticos e econômicos.
Ele argumenta que essa interferência não é nova e remonta aos dias de Hugo Chávez, quando os EUA também buscaram derrubar seu governo. "Os EUA sempre trabalharam, desde a chegada de Hugo Chávez ao governo, em 1999, para derrubar Chávez, para assassinar Hugo Chávez, e agora [tentam fazer] o mesmo com Maduro."
Essa interferência não se limita apenas a tentativas políticas, mas se estende a esforços militares, como evidenciado pelo caso do ex-autoproclamado presidente Juan Guaidó.
Bandeira nacional da República Bolivariana da Venezuela - Sputnik Brasil, 1920, 13.03.2024
Panorama internacional
Venezuela chama governo Milei de 'neonazista submisso' por envio de avião aos EUA; Argentina rebate
Santos ressalta que a tentativa de Guaidó de estabelecer um "governo fantoche" foi respaldada pelos EUA e por outros aliados, levando quase à invasão militar da Venezuela em 2019.

"A invasão da Venezuela por mercenários, ou até mesmo por militares norte-americanos, é algo que o governo venezuelano e a sociedade venezuelana têm que levar em conta, porque isso já foi tentado em outras ocasiões."

Além disso, o pesquisador destaca que a interferência estadunidense mina qualquer possibilidade de estabilidade na Venezuela, tanto econômica quanto política.
Ele comenta que o bloqueio comercial e financeiro imposto pelos EUA tem prejudicado severamente a economia venezuelana.

"A situação econômica da Venezuela, que é ruim, é fruto de uma guerra econômica feita por um bloqueio comercial e financeiro dos EUA […]."

A recente tentativa de María Corina Machado de se candidatar, apesar de estar inelegível devido às questões jurídicas, é vista por Santos como parte de uma estratégia mais ampla dos EUA para desestabilizar a Venezuela e controlar seus recursos, especialmente o petróleo.
Nicolás Maduro fala com apoiadores em Caracas após referendo sobre a reivindicação da Venezuela pelo território de Essequibo. Venezuela, 4 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.03.2024
Panorama internacional
Partidos da esquerda venezuelana declaram apoio a Maduro nas eleições presidenciais

Por que os EUA adotaram sanções contra a Venezuela?

Santos argumenta que a interferência constante de Washington busca minar a legitimidade das eleições venezuelanas e, por extensão, justificar a proibição da compra de petróleo venezuelano nos mercados internacionais.
Além disso, o pesquisador aponta para a hipocrisia das chamadas "democracias ocidentais", que frequentemente contestam a legitimidade das eleições venezuelanas sem apresentar evidências de fraude.
Ele destaca que instituições como o Carter Center atestaram a segurança e transparência das eleições venezuelanas. E argumenta que a visão ocidental de democracia como sinônimo de liberalismo está equivocada e é prejudicial para a soberania da Venezuela.
Por fim, Santos expressa preocupação com o impacto da instabilidade econômica e política na vida dos venezuelanos e destaca a necessidade de uma abordagem regional mais coerente para promover a estabilidade na Venezuela — inclusive enfatizando o papel crucial que o Brasil e outros países vizinhos têm a desempenhar nesse processo.
Recentemente, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil emitiu uma nota dizendo que acompanha o processo com "expectativa e preocupação".
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (de costas), recebe o presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, no Palácio do Planalto. Brasília, Brasil, 6 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 06.03.2024
Notícias do Brasil
Lula sobre Venezuela: 'Não podemos jogar dúvida antes das eleições acontecerem'

Como funciona o sistema eleitoral da Venezuela?

O pleito presidencial venezuelano está marcado para 28 de julho, dentro do estipulado pelos Acordos de Barbados, e o atual mandato é de seis anos.
O Conselho Nacional Eleitoral venezuelano já formalizou o convite a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), Comunidade do Caribe (Caricom), União Africana, União Europeia, especialistas da ONU, BRICS e Carter Center para observar as eleições de 2024 no país.
Além de Maduro e do governador de Zulia, Manuel Rosales, (que já perdeu para Chávez em 2006), há outros dez candidatos presidenciais — Luis Eduardo Martínez, Enrique Márquez, Benjamín Rausseo, Antonio Ecarri, Daniel Ceballos, Claudio Fermín, Javier Bertucci, Juan Carlos Alvarado, Luis Ratti e José Brito.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала