- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Trump pode obrigar Japão a defender os EUA e se aproximar da Coreia do Norte, diz John Bolton

© AFP 2023 / Charly TriballeauDonald Trump, ex-presidente dos EUA, chega ao número 40 de Wall Street após sua audiência no tribunal para determinar a data de seu julgamento por supostamente encobrir pagamentos secretos ligados a casos extraconjugais. Nova York, 25 de março de 2024
Donald Trump, ex-presidente dos EUA, chega ao número 40 de Wall Street após sua audiência no tribunal para determinar a data de seu julgamento por supostamente encobrir pagamentos secretos ligados a casos extraconjugais. Nova York, 25 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 28.03.2024
Nos siga no
O ex-conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Bolton, disse que Tóquio deve estar de prontidão para lidar com quaisquer mudanças que Donald Trump possa exigir no tratado de segurança entre ambos os países se for reeleito.
Bolton destacou que neste momento Trump está focado em falar sobre a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), mas que a presumível volta do republicano à Casa Branca também teria implicações para o Japão, uma vez que "falta apreço" de Trump "pelas alianças que os americanos fazem".

"Penso que muito do que se pode prever sobre um segundo mandato de Trump ficou evidente no seu primeiro mandato […]. Agora a maior parte da atenção está centrada na OTAN, e se ele se retiraria da OTAN, o que penso que faria […], mas prepare-se para que Trump diga: 'Quero que o tratado seja alterado para que o Japão também seja obrigado a defender os Estados Unidos'", afirmou Bolton em entrevista ao jornal Nikkei Asia.

O Artigo 5 do tratado de segurança das duas nações obriga Washington a defender Tóquio no caso de um ataque ao território japonês, porém o Japão não é obrigado a ajudar os EUA em um conflito armado em território estadunidense ou outro território além das suas próprias fronteiras.
Bandeiras dos EUA e do Japão. - Sputnik Brasil, 1920, 25.03.2024
Panorama internacional
EUA e Japão planejam realizar maior reforço da aliança militar desde 1960, diz mídia
Esse ponto torna a aliança EUA-Japão diferente da OTAN, onde o princípio da defesa coletiva significa que um ataque a um membro é considerado um ataque contra todos, relembra a mídia.

"Trump mostrou alguma indicação, no final do meu tempo lá [enquanto conselheiro], […] sobre o Japão e a Coreia do Sul não carregarem a sua parte justa do fardo" para manter bases dos EUA em seus territórios, "mas Trump viu isso simplesmente como um negócio imobiliário, ele não viu isso no contexto da aliança geral", afirmou o ex-conselheiro, acrescentando que seria um "erro catastrófico" para Washington sair da OTAN.

Bolton também sinalizou que um apoio norte-americano mais enfraquecido poderia levar Tóquio e Seul a terem uma maior preocupação e fazê-los se indagarem sobre ter suas próprias armas nucleares.

"Isso levaria, no Japão, na Coreia do Sul e em outros lugares, à questão: 'Devemos ter as nossas próprias armas nucleares? Se não estivermos sob o guarda-chuva nuclear dos EUA, talvez precisemos das nossas' […]."

Bolton também afirmou que não sabe como Trump responderia a uma eventual invasão chinesa de Taiwan, e que o próprio ex-presidente "pode não ter certeza".
"Esse é o tipo de fraqueza que se você mostrar à China, eles tirarão vantagem disso. Então estou muito, muito preocupado com o que pode acontecer lá."
Presidente dos EUA, Donald Trump, chega para falar com apoiadores do The Ellipse perto da Casa Branca em Washington, 06 de janeiro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 12.04.2023
Panorama internacional
Em 1ª entrevista desde acusação, Trump elogia inteligência de Putin, Xi Jinping e Kim Jong-un
Ainda sobre a Ásia, o ex-conselheiro de Segurança Nacional classificou as reuniões de Trump com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, como um "erro" e disse ter uma previsão: "Kim Jong-un será uma das primeiras pessoas a ligarem para Trump se ele for reeleito".
"Trump irá para Pyongyang desta vez se não tomarmos cuidado. Então é por isso que o Japão e a Coreia do Sul deveriam realmente trabalhar juntos nisso, para tentar explicar a Trump por que ele precisa ser cuidadoso, diante de uma Coreia do Norte que é muito mais ameaçadora hoje do que era há quatro anos", concluiu.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала