- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Em 1ª entrevista desde acusação, Trump elogia inteligência de Putin, Xi Jinping e Kim Jong-un

© Brendan SmialowskiPresidente dos EUA, Donald Trump, chega para falar com apoiadores do The Ellipse perto da Casa Branca em Washington, 06 de janeiro de 2021
Presidente dos EUA, Donald Trump, chega para falar com apoiadores do The Ellipse perto da Casa Branca em Washington, 06 de janeiro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 12.04.2023
Nos siga no
A entrevista de terça-feira (11) viu o ex-presidente falar sobre uma série de tópicos desde sua candidatura presidencial de 2024 até sua recente acusação sobre pagamentos secretos em dinheiro para a atriz de cinema adulto Stormy Daniels.
O ex-presidente dos EUA Donald Trump deu uma ampla entrevista à Fox News, na terça-feira, marcando a primeira aparição oficial na mídia do ex-comandante em chefe depois que ele foi formalmente acusado no início deste mês.

Conversas com Putin e o 'brilhante' Xi

Recordando suas conversações passadas com o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente chinês, Xi Jinping, Trump comentou que ele apenas teve experiências positivas com a dupla de líderes mundiais.

"Eu conversei com [Putin] sobre isso com frequência", disse Trump na terça-feira quando perguntado se ele falou com o líder sobre a Ucrânia. "Eu pude ver que ele a amava. Ele considera que é uma parte da Rússia."

Trump, que anteriormente apelou ao fim do conflito e afirmou que este nunca teria começado com ele no cargo, disse que a Ucrânia está sendo "obliterada". No entanto, ele também admitiu que trabalhar com Putin foi dificultado por acusações de conluio com a Rússia – alegações que ele nega.
Mas o presidente russo não foi o único líder mencionado durante a entrevista, Trump fez comentários sobre Xi e o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

"Topo da linha. Eles são todos topo da linha", disse Trump na terça-feira, quando foi perguntada sua opinião sobre a inteligência de Xi. "O presidente Xi é um homem brilhante."

Trump também elogiou a inteligência de Kim e Putin, mas foi rápido em criticar a inteligência de seu sucessor.

Sabotagem no Nord Stream: não foi a Rússia

O presidente dos EUA também apresentou brevemente sua opinião sobre a sabotagem do Nord Stream (Corrente do Norte), dizendo à Fox News que a Rússia não estava de forma alguma envolvida na destruição dos gasodutos.

"Eu não quero colocar nosso país em apuros, então não vou responder", disse Trump na terça-feira, quando perguntado quem explodiu os gasodutos Nord Stream. "Mas posso dizer quem não foi, não foi a Rússia."

Os ataques ocorreram em 26 de setembro de 2022 simultaneamente nos dois gasodutos russo-alemães que transportavam gás natural russo para a Europa – o Nord Stream 1 e Nord Stream 2.
A Alemanha, a Dinamarca e a Suécia não descartaram se tratar de um ato de sabotagem. O presidente russo, Vladimir Putin, disse que a explosão dos gasodutos foi um óbvio ato de terrorismo.
Recentemente, Seymour Hersh, jornalista e autor da investigação sobre o envolvimento dos EUA nas explosões do gasoduto, disse que o chefe do governo alemão Olaf Scholz tem apoiado as tentativas de Washington de encobrir informações sobre a sabotagem do gasoduto Nord Stream desde o outono europeu.

Saída dos EUA do Afeganistão foi 'embaraçosa'

Mudando de assunto para retirada dos EUA do Afeganistão, Trump afirmou que teria se retirado do país sem litoral com mais força do que o presidente Joe Biden, chamando a retirada de um dos momentos mais embaraçosos dos Estados Unidos.

"Afeganistão, uma das piores coisas que eu já vi, eu acho que é o momento mais embaraçoso que este país já teve, francamente, a maneira como saímos", declarou Trump durante a entrevista na terça-feira. "Esse era um plano deles, isso não teve nada a ver comigo [...] Teríamos saído com dignidade e força."

Na quarta-feira (6) da semana passada, o governo de Biden divulgou um relatório pós-ação sobre sua retirada do Afeganistão em 2021, no qual culpou Trump por restringir a execução.
Durante a retirada, que culminou em uma operação de transporte aéreo do Aeroporto Internacional Hamid Karzai em Cabul, 13 militares dos EUA e 170 afegãos foram mortos em um ataque suicida. Após o ataque suicida, os militares dos EUA lançaram um ataque com drones em Cabul que matou dez civis.

Condenação não interromperá candidatura à eleição de 2024

Saltando para sua candidatura à reeleição, Donald Trump comentou que não abandonaria a eleição presidencial de 2024, mesmo se for condenado pelas acusações criminais contra ele em Nova York.
Os democratas são o partido da "desinformação", disse o ex-presidente, alegando que eles visam potenciais candidatos eleitorais.
Trump foi indiciado por um grande júri de Manhattan no mês passado por acusações relacionadas a supostos pagamentos em dinheiro para a estrela de filmes adultos Stormy Daniels. Trump foi acusado e se declarou inocente, caracterizando o caso como uma "caça às bruxas" contra ele.
Trump também lançou dúvidas sobre a capacidade de Biden de concorrer contra ele em 2024, apontando para a vice-presidente Kamala Harris como um potencial substituto.
Donald Trump, ex-presidente dos EUA (2017-2021), anuncia sua campanha presidencial para as eleições nacionais de 2022 em Mar-a-Lago, Flórida, EUA, 15 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 10.04.2023
Panorama internacional
Trump: 'Estamos perdendo nosso padrão monetário e acabaremos na 3ª Guerra Mundial'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала