- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Bravata verbal' de Macron sobre a Ucrânia esconde 'problemas de abandono', diz especialista

© AP Photo / Susan WalshO presidente francês Emmanuel Macron sussurra para o presidente dos EUA, Joe Biden, após o jantar na Cúpula do G7 em Elmau, Alemanha, 26 de junho de 2022
O presidente francês Emmanuel Macron sussurra para o presidente dos EUA, Joe Biden, após o jantar na Cúpula do G7 em Elmau, Alemanha, 26 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 12.03.2024
Nos siga no
Na sequência das suas observações explosivas no final do mês passado sobre "não descartar" o envio de tropas da OTAN para a Ucrânia, o presidente francês programou e adiou repetidamente a viagem a Kiev. A Sputnik perguntou a especialista baseado na Europa o que pode estar por trás da postura de "cara durão" do líder francês.
O Palácio do Eliseu confirmou no domingo (10) que o presidente Emmanuel Macron adiaria uma visita planejada à Ucrânia, que deveria ocorrer no final desta semana, para algum momento nas "próximas semanas". Esta é a terceira vez em um mês que Macron adia a viagem, por razões que permanecem obscuras.
Macron ganhou as manchetes no final de fevereiro depois de insinuar a possibilidade de que tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) pudessem ser enviadas para a Ucrânia para combater a Rússia, seguido por um recuo gradual de Paris nessas observações após uma grande reação tanto na França como entre outros membros da aliança.
"Havia hipóteses claramente colocadas sobre a mesa, mas não tropas terrestres de combate, como pode ter sido dito aqui ou ali", assegurou o ministro da Defesa francês, Sébastien Lecornu, em uma entrevista à televisão francesa no final da semana passada, insinuando que Macron tinha sido mal compreendido.
"Mas entre a transferência de armas e a cobeligerância — por outras palavras, a guerra direta com a Rússia — fizemos tudo dentro desse espaço? Existem caminhos que podemos explorar? E, precisamente, caminhos que envolvam uma presença militar?", perguntou Lecornu, sugerindo que Kiev devesse recrutar ainda mais tropas e "intensificar o treino" em vez de esperar que o Ocidente fosse socorrê-la.
"A bravata verbal de Macron prova que o líder francês está tentando ser mais católico do que o papa", disse Adriel Kasonta, analista e jornalista de relações exteriores baseado em Londres, à Sputnik. "No entanto, o papa Francisco aconselha a Ucrânia a se sentar com a Rússia à mesa de negociações", destacou o analista.
O ministro da Defesa italiano, Guido Crosetto, chega para participar da Conferência Europeia de Defesa Aérea, reunindo 18 ministros da Defesa, em Les Invalides, Paris, 19 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.03.2024
Panorama internacional
Diplomacia europeia sob risco: Roma alerta que França e Polônia não falam pela OTAN
Kasonta acredita que a forte "retórica antirrussa" que sai de Paris com relação à crise na Ucrânia provém, em grande parte, do terror entre as elites europeias sobre as perspectivas de Donald Trump regressar à Casa Branca em novembro e de alguma forma "perturbar" os títulos de segurança transatlânticos.
"As autoridades europeias estão preocupadas que a presidência de Trump possa perturbar a OTAN, que é a principal razão pela qual vemos discussões sobre a possibilidade de colocar tropas da OTAN no terreno na Ucrânia, e o prisma de uma nova escalada", explicou o observador. "A Europa teme que, se os EUA a abandonarem, possa se tornar vulnerável a uma possível 'invasão' russa. Portanto, os líderes europeus estão fazendo ameaças vazias dirigidas a Moscou."
"Por um lado, esta é uma tentativa de demonstrar a Trump e aos seus apoiadores que a Europa, sob a autoproclamada liderança francesa, está 'avançando' e sendo um parceiro confiável. Por outro lado, a Europa se colocou em uma posição em que se sente obrigada a intensificar ainda mais a situação para salvar a sua face. Se não o fizerem, isso significaria que tudo o que disseram e a turbulência econômica que criaram [ao cortar os laços econômicos com a Rússia] foram totalmente desnecessários", disse Kasonta.
Em última análise, Kasonta acredita que o "perigo desta paranoia", que tem sido "alimentada por anos de propaganda" contra a Rússia, representa uma ameaça real de escalada para uma guerra quente — possivelmente até mesmo nuclear, se não for reprimida.
"Alguns, como a Alemanha e a Finlândia, parecem querer evitar arriscar a sobrevivência do nosso planeta. É por isso que a França decidiu construir uma 'aliança dos dispostos' nos Países Bálticos e na Polônia, nações tradicionalmente conhecidas pela sua posição antirrussa", disse o jornalista, referindo-se aos esforços de Paris para angariar apoio para a sua retórica hostil no Leste Europeu em meio a uma reação dos aliados da França na Europa Ocidental.
Os líderes bálticos elogiaram o pensamento "fora da caixa" de Macron sobre a perspectiva de tropas ocidentais na Ucrânia. "O que Macron está lembrando a todos e trazendo novamente à tona é o sentido de urgência. É isto que é necessário", disse o ministro das Relações Exteriores da Letônia, Krisjanis Karins, em uma conferência de imprensa conjunta com os seus homólogos lituano, estoniano e ucraniano na semana passada.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала