- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Alemanha pondera recuperar armas nucleares e cita Trump entre seus motivos

© AP Photo / Michael SohnUm manifestante anti-guerra usa uma máscara mostrando o presidente dos EUA, Donald Trump, em Berlim, Alemanha, durante uma manifestação contra as armas nucleares perto do Portão de Brandemburgo, em 18 de novembro de 2017
Um manifestante anti-guerra usa uma máscara mostrando o presidente dos EUA, Donald Trump, em Berlim, Alemanha, durante uma manifestação contra as armas nucleares perto do Portão de Brandemburgo, em 18 de novembro de 2017 - Sputnik Brasil, 1920, 01.03.2024
Nos siga no
A Alemanha desistiu das suas armas nucleares há quase três décadas e meia. Mas um comentário recente do ex-presidente Donald Trump deixou Berlim nervosa e levou os alemães a reconsiderar sua posição.
Uma recente matéria publicada pelo The European Conservative sugere que os responsáveis da Defesa alemães estão contactando em privado os aliados britânicos e franceses da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para um potencial acordo de armas nucleares como alternativa à sua dependência nuclear dos EUA.
A Alemanha teme não apenas uma potencial agressão por parte da Rússia, mas também está preocupada que uma segunda presidência de Donald Trump leve os EUA a se desligarem da OTAN. O debate é difícil para o país, pois a Alemanha já renunciou ao uso tanto da energia nuclear como do arsenal atômico.

Em 1990, a Alemanha, ao abrigo do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP), com os EUA, o Reino Unido, a França e a União Soviética, renunciou às suas armas nucleares. E no ano passado, de fato, Berlim encerrou a sua última usina nuclear.

Mas no início deste mês, Trump disse que, como presidente, "encorajaria" a Rússia "a fazer o que quiser" com os países que não estão "em dia" com o pagamento das suas "contas".
"A OTAN 'foi pega' até eu aparecer", disse Trump em um comício em Conway, na Carolina do Sul. "Eu disse: 'Todo mundo vai pagar.' Eles disseram: 'Bem, se não pagarmos, vocês ainda vão nos proteger?' Eu disse, 'absolutamente não'. Eles não conseguiam acreditar na resposta."
Trump contou então uma conversa que teve com "um dos presidentes de um grande país" durante o seu tempo chefiando a Casa Branca, segundo ele, que tinha lhe perguntado se os EUA respeitariam os compromissos do Artigo 5 e defenderiam seu país caso estivessem sob ataque.
"Não, eu não protegeria você", lembrou-se Trump de ter dito ao presidente. "Na verdade, eu os encorajaria a fazer o que quisessem. Você tem que pagar. Você tem que pagar suas contas", disparou.
Em uma matéria publicada no início de fevereiro (15), o ministro da Economia alemão, Christian Lindner, expressou a ideia de uma colaboração nuclear entre a Alemanha e os seus parceiros europeus em resposta ao comentário de Trump.
O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, gesticula enquanto participa de uma sessão na reunião do Fórum Econômico Mundial (WEF) em Davos, em 17 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 17.02.2024
Panorama internacional
Pare de reclamar de Trump e concentre-se nos interesses da Europa, diz possível novo chefe da OTAN
"Sob quais condições políticas e financeiras estariam Paris e Londres dispostas a manter e expandir as suas próprias capacidades estratégicas para a nossa segurança coletiva? E, inversamente, com quanto estamos dispostos a contribuir?"
"Não nos enganemos: enquanto houver armas nucleares no mundo, a Europa também terá de aderir a um sistema de dissuasão nuclear para não ficar indefesa à mercê da chantagem de Estados autoritários", declarou Lindner.
Foi relatado que altos membros do partido conservador CDU, bem como do SPD, no poder, estão estudando uma dissuasão nuclear europeia comum, no caso de terem de acabar com a sua dependência das armas nucleares dos EUA.
De acordo com a publicação, estima-se que 20 armas nucleares já estejam estacionadas na Base Aérea de Buchel, na Alemanha, apesar de a Alemanha não ser realmente "proprietária" das armas nucleares. Os aviões de guerra alemães também estão equipados para lançar as armas nucleares dos EUA que estão estacionadas lá. No entanto, o uso dessas armas é controlado pelos EUA.
A Alemanha é favorável à presença militar dos EUA na Europa e, por isso, não se inclinou no sentido de aderir a um guarda-chuva nuclear europeu — uma ideia introduzida pela primeira vez pela França — até agora. No entanto, uma autoridade francesa disse que não houve nenhum contato recente com o país sobre a extensão do seu guarda-chuva nuclear.
Ainda segundo a apuração, especialistas acreditam que o país poderia ter acesso a armas nucleares em um período de tempo relativamente curto devido às suas proezas industriais e científicas. Uma pesquisa recente mostra uma tendência entre os alemães (52%) de serem favoráveis à presença de armas nucleares.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала