- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

'OTAN não deve cruzar linha vermelha na Ucrânia', diz ministro da Defesa eslovaco

© AFP 2023 / STR / Acessar o banco de imagensRobert Kalinak, ministro do Interior da Eslováquia, em conversa com jornalistas
Robert Kalinak, ministro do Interior da Eslováquia, em conversa com jornalistas - Sputnik Brasil, 1920, 11.03.2024
Nos siga no
Ministro da Defesa eslovaco, Robert Kalinak, rechaça a ideia de enviar tropas para a Ucrânia ao afirmar existência de uma "linha vermelha" que não deve ser ultrapassada.
Kalinak afirmou, em entrevista ao Ta3 News, que políticos ocidentais exploram o conflito e o sofrimento dos ucranianos para atingirem objetivos próprios.
A possibilidade de enviar tropas ao território ucraniano foi levantada recentemente pelo presidente francês, Emmanuel Macron, que disse que a "opção" não poderia ser descartada.
Os comentários de Macron, entretanto, desencadearam uma onda de negações por parte de representantes do alto escalão do governo de países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), entre eles o Reino Unido, a República Checa, Alemanha, Finlândia e Suécia.
O ministro da Defesa eslovaco alertou que o envio de soldados do bloco para a Ucrânia "aumentaria significativamente o risco de um conflito global". Kalinak acrescentou que aqueles "que levam a sério o apoio à Ucrânia" deveriam apelar aos "ucranianos saudáveis" para voltarem para casa.
Míssil de cruseiro alemão Taurus - Sputnik Brasil, 1920, 09.03.2024
Panorama internacional
Entrega de mísseis Taurus a Kiev aumentará crise entre OTAN e Rússia, diz militar aposentado dos EUA
Ele também pediu o fim das hostilidades entre Kiev e Moscou e disse que era necessária uma saída não violenta. O mundo já testemunha as consequências do conflito "até ao último ucraniano", disse o ministro, ressaltando que "já é tempo de [o mundo] procurar soluções pacíficas".
A Rússia já afirmou repetidamente que está pronta para conversações, desde que a situação no território esteja em pauta. A Ucrânia insiste que quaisquer negociações só devem começar depois que as Forças russas se retirarem de todos os territórios que reivindica. Moscou, por sua vez, considera tais exigências "absurdas".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала