- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Novo presidente da Finlândia elogia armas nucleares norte-americanas

© Tobias SchwarzO presidente eleito da Finlândia, Alexander Stubb, dá uma entrevista coletiva na 60ª Conferência de Segurança de Munique (MSC, na sigla em inglês) em Munique, sul da Alemanha, em 18 de fevereiro de 2024
O presidente eleito da Finlândia, Alexander Stubb, dá uma entrevista coletiva na 60ª Conferência de Segurança de Munique (MSC, na sigla em inglês) em Munique, sul da Alemanha, em 18 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 03.03.2024
Nos siga no
Após a adesão da Finlândia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Alexander Stubb prometeu manter um relacionamento próximo com Washington e o Ocidente.
O presidente finlandês, Alexander Stubb, se vangloriou de que a adesão à OTAN confere ao seu país uma "verdadeira dissuasão nuclear" sob a forma de mísseis norte-americanos.
Em sua cerimônia de posse na sexta-feira (1º), Stubb prometeu liderar a nação nórdica em uma "nova era" de parceria militar com o Ocidente.
Stubb, que foi indicado pelo Partido da Coalizão Nacional de centro-direita, derrotou Pekka Haavisto, um candidato independente apoiado pela Liga Verde de centro-esquerda, por 51,6% dos votos contra 48,4% no mês de fevereiro. Na sexta-feira, ele assumiu oficialmente a presidência de Sauli Niinisto, que ocupava o cargo desde 2012 e supervisionou a adesão do país à OTAN no ano passado.
Durante sua campanha eleitoral, Stubb disse que estaria aberto a permitir que armas nucleares norte-americanas fossem transportadas através – mas não armazenadas – do território finlandês, chamando estas armas de destruição maciça de "uma garantia de paz". Falando aos repórteres após a sua cerimônia de posse, ele redobrou o seu entusiasmo pela OTAN e pelas armas nucleares.
"A Finlândia deve ter uma verdadeira dissuasão nuclear, e é isso que temos, porque a OTAN praticamente nos dá três dissuasões através de nossa adesão", disse ele. "O primeiro são os militares, ou seja, soldados, o segundo são os mísseis, ou seja, munições, e o terceiro é um dissuasor nuclear, que vem dos Estados Unidos", afirmou o novo líder finlandês.
Durante a cerimônia propriamente dita, ele declarou que a Finlândia "enfrenta uma nova era".
Sistema de mísseis de defesa costeira Bal - Sputnik Brasil, 1920, 16.02.2024
Panorama internacional
Como a Rússia defende suas fronteiras com a Finlândia, novo membro da OTAN?
"Como resultado do nosso alinhamento militar e da adesão à OTAN, demos o passo final na comunidade de valores ocidental, à qual a nossa república pertenceu espiritualmente ao longo de sua independência", disse ele.
Stubb foi primeiro-ministro da Finlândia de 2014 a 2015 e ministro das Relações Exteriores de 2008 a 2011. Sua nova posição é em grande parte cerimonial, embora o presidente da Finlândia tenha um papel na formulação da política externa e atue como comandante-em-chefe das Forças Armadas do país.
A Finlândia partilha uma fronteira de 1.300 quilômetros com a Rússia e Moscou argumentou que a adesão à OTAN ameaçou, e não garantiu, a segurança finlandesa. Depois que a Finlândia aderiu à aliança no ano passado, o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou a criação de um novo distrito militar na fronteira com a nação nórdica. "Não havia problemas" antes de a Finlândia aderir ao bloco, disse ele em dezembro, acrescentando: "Agora haverá".
No início desta semana, Putin disse que a Rússia reforçaria a sua presença militar ao longo das suas fronteiras ocidentais "a fim de neutralizar as ameaças criadas pela mais recente expansão da OTAN para o leste com o envolvimento da Suécia e da Finlândia na aliança".
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou após a vitória eleitoral de Stubb que Moscou respeita a escolha democrática do povo finlandês, mas não espera nenhuma melhoria nas relações com o sucessor de Niinisto.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала