- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rússia não justifica ataques dos houthis ou as ações do Reino Unido e dos EUA no Iêmen, diz Lavrov

© AP Photo / Marinha dos EUAO navio de assalto anfíbio USS Bataan (em primeiro plano) e o navio de desembarque USS Carter Hall viajam pelo mar Vermelho, em 8 de agosto de 2023
O navio de assalto anfíbio USS Bataan (em primeiro plano) e o navio de desembarque USS Carter Hall viajam pelo mar Vermelho, em 8 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.02.2024
Nos siga no
A Rússia não justifica nem os ataques dos houthis a navios comerciais no mar Vermelho nem as ações do Reino Unido e dos EUA no Iêmen, disse o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, nesta terça-feira (27).
"Não justificamos os bombardeamentos de navios comerciais, por mais que esses bombardeamentos sejam justificados. Mas também não podemos justificar as ações agressivas que, sob esse pretexto, os Estados Unidos e o Reino Unido estão tomando contra o território do Iêmen, sem ter qualquer mandato internacional para isso", disse Lavrov em uma coletiva de imprensa conjunta com o primeiro-ministro do governo internacionalmente reconhecido do Iêmen, Ahmed Awad bin Mubarak.
As ações dos Estados Unidos e do Reino Unido perturbam os esforços de paz no Iêmen, acrescentou o ministro.
Para Ahmed Awad bin Mubarak, as ações do movimento houthi no mar Vermelho aumentam a escalada de tensão na região e dificultam o processo de paz no Iêmen.
"Estamos sempre abertos e acolhemos diversas iniciativas que visam alcançar a paz. Estamos prontos para estudá-las e trabalhar com elas. Mas infelizmente, como antes, somos confrontados com o fato de que, devido à escalada dos acontecimentos no mar Vermelho causada pelos houthis, não podemos trabalhar eficazmente nesta direção, porque tais medidas dos houthis minam a segurança e a estabilidade na região e nos impedem de trabalhar para alcançar um consenso interno no Iêmen", disse o primeiro-ministro em Moscou durante a coletiva de imprensa.
As ações houthi no mar Vermelho não ajudam a causa palestina, pois estão "trabalhando" na agenda interna, acrescentou o primeiro-ministro.
Esta foto fornecida pela Marinha Indiana mostra o navio norte-americano Genco Picardy, atacado na quarta-feira por um drone com explosivos lançado pelos rebeldes houthis do Iêmen no golfo de Áden, quinta-feira, 18 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 24.02.2024
Panorama internacional
Houthis lançam ataque com mísseis contra navio norte-americano
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала