- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ameaça de houthis aumentarem ataques é retaliação aos EUA e Reino Unido, diz líder do grupo

© AP PhotoCombatentes houthis e membros de tribos organizam manifestação contra os ataques dos EUA e do Reino Unido a locais militares controlados pelos houthis. Arredores de Sanaa, Iêmen, 14 de janeiro de 2024
Combatentes houthis e membros de tribos organizam manifestação contra os ataques dos EUA e do Reino Unido a locais militares controlados pelos houthis. Arredores de Sanaa, Iêmen, 14 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 23.02.2024
Nos siga no
O grupo iemenita Ansar Allah, também conhecido como houthis, emitiu advertência nesta sexta-feira (23), ameaçando intensificar seus ataques nos mares Vermelho e Árabe caso os ataques americanos e britânicos nas áreas sob seu controle persistam.
Muhammad Ali Al-Houthi, membro do Conselho Político Supremo formado por Ansar Allah, fez a declaração em suas redes sociais, dizendo que a continuação da agressão por parte dos Estados Unidos e Reino Unido será confrontada com uma escalada crescente de retaliação por parte do grupo.
"A opção pela paz para os americanos é clara: parar o genocídio em Gaza e fornecer ajuda humanitária adequada, como alimentos e remédios. A alternativa é apenas um caminho para o fracasso e para a perpetuação do sofrimento", afirmou Al-Houthi.
Ele enfatizou que as forças iemenitas operam com eficácia e modernidade, utilizando técnicas e armamentos que têm se mostrado eficazes contra os ataques, inclusive contra navios israelenses.
Os recentes acontecimentos incluem ataques aéreos dos EUA e do Reino Unido contra locais do grupo na província de Hodeidah, no oeste do Iêmen.
Além disso, o Comando Central dos EUA anunciou ter interceptado vários drones e mísseis de cruzeiro antinavio pertencentes ao Ansar Allah.
Palestinos fogem da ofensiva terrestre israelense em Kahn Younis, Faixa de Gaza, 27 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 22.02.2024
Panorama internacional
Veto dos EUA na ONU permite continuidade da violência em Gaza, afirma vice-ministro russo
Estas ações vêm em resposta aos ataques do grupo contra alvos na região de Eilat, no sul de Israel, e ao bombardeio de um navio britânico no Golfo de Aden, bem como ao ataque a um contratorpedeiro americano no Mar Vermelho com drones.
Desde outubro passado, o Ansar Allah tem intensificado seus ataques contra navios no mar Vermelho e em Bab al-Mandab em retaliação às operações do exército israelense contra a resistência palestina em Gaza.
Embarcação Galaxy Leader, capturada pelos rebeldes houthis no mar Vermelho - Sputnik Brasil, 1920, 14.02.2024
Panorama internacional
Houthis do Iêmen interrompem tráfego de navios para portos israelenses, diz líder
O grupo Ansar Allah reiterou seu apoio à resistência palestina e afirmou fazer parte do eixo de resistência que inclui o Irã, a Síria, o Hezbollah libanês e facções palestinas, destacando sua disposição para combater ao lado da resistência palestina.
Desde 2014, o movimento controla a maioria das províncias do centro e norte do Iêmen, incluindo a capital, Sana'a.
Em 2015, coalizão árabe liderada pela Arábia Saudita lançou operações militares para tentar recuperar essas áreas do controle do grupo, resultando em um conflito prolongado e devastador no país.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала