- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Houthis: 'Mar Vermelho não é mais resort para os EUA se divertirem'

© AP Photo / Hani MohammedAs silhuetas de membros de tribos leais aos houthis levantam suas armas enquanto entoam slogans durante uma reunião contra o acordo para estabelecer relações diplomáticas entre Israel e os Emirados Árabes Unidos em Sanaa, Iêmen, 22 de agosto de 2020
As silhuetas de membros de tribos leais aos houthis levantam suas armas enquanto entoam slogans durante uma reunião contra o acordo para estabelecer relações diplomáticas entre Israel e os Emirados Árabes Unidos em Sanaa, Iêmen, 22 de agosto de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 17.02.2024
Nos siga no
Os houthis do Iêmen anunciaram que continuarão seus ataques contra navios comerciais ligados a Israel no mar Vermelho e garantiram que o local já não é um "resort" onde os Estados Unidos possam navegar livremente.
"O mar Vermelho já não é um resort onde os norte-americanos possam passear e se divertir", disse Mohammed Ali al-Houthi, membro do Conselho Político Supremo, durante um evento de massa realizado na sexta-feira (16), em Sanaa, dois dias após os Estados Unidos lançarem seus mais recentes ataques contra alvos houthis.
Al-Houthi também apelou às nações árabes para que continuem a pressionar os "inimigos" até que cesse a ofensiva israelense contra Gaza, acrescentando que os iemenitas "permanecerão firmes com Gaza até a vitória".
As declarações do grupo iemenita surgem no mesmo dia em que entraram em vigor novas sanções de Washington contra os houthis, chamados de "terroristas globais especialmente designados" pelo país norte-americano.
Anunciadas pela primeira vez em meados de janeiro, tais sanções proíbem os norte-americanos de fornecerem qualquer ajuda financeira ou material ao grupo iemenita e congelam quaisquer bens que os houthis possam ter nos Estados Unidos.
As ações dos houthis têm retardado o fluxo de navios de propriedade e com destino a Israel através do mar Vermelho, o que resulta em uma queda de 85% na atividade comercial do porto Eilat, em Israel.
Desfile de drones houthis - Sputnik Brasil, 1920, 12.02.2024
Panorama internacional
'Estão expondo sua fraqueza': houthis negam sucesso dos EUA durante operação no Iêmen
Em resposta a essa campanha, em 12 de janeiro, os Estados Unidos e o Reino Unido iniciaram uma ofensiva de ataques com mísseis contra áreas controladas pelos houthis no Iêmen, com o objetivo de reduzir a capacidade da milícia de sequestrar navios comerciais que navegam no mar Vermelho.
Os houthis, no entanto, responderam à campanha militar conjunta entre norte-americanos e britânicos atacando os navios de guerra destes países.
Além disso, o grupo do Iêmen desafiou os ataques, anunciando que os "perdedores" norte-americanos e seus aliados "lamentarão seus atos de agressão contra o Iêmen" e serão proibidos de passar pelo estreito de Bab el-Mandeb.
AF- 1 Skyhawk 3, da Marinha do Brasil - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2024
Panorama internacional
Marinha brasileira poderá atuar em 'autodefesa' durante operação no mar Vermelho, diz força
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала