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Tráfego pelo canal de Suez não deve se recuperar no médio prazo, diz analista

© AP Photo / Ayman ArefUm cargueiro navega pela cidade de Ismailia, no Egito, em 30 de março de 2021.
Um cargueiro navega pela cidade de Ismailia, no Egito, em 30 de março de 2021. - Sputnik Brasil, 1920, 20.01.2024
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O fluxo de carga através do canal de Suez está no seu nível mais baixo em anos, apontou à Sputnik Aleksandr Nadzharov, analista do Centro de Estudos do Mediterrâneo da Escola Superior de Economia na Rússia.
Segundo o especialista, a ameaça que o Ansar Allah, movimento xiita que controla o norte do Iêmen também conhecido como houthi, impõe no tráfego de navios na região é muito mais séria do que a dos piratas somalis do início do século XXI.
Ao contrário destes últimos, afirmou, o Ansar Allah é uma força militar de pleno direito, um verdadeiro exército, não uma série de gangues.
"Não será possível eliminar as ameaças deles [Ansar Allah] enviando navios de guerra para o estreito de Bab el-Mandeb, como tentaram os norte-americanos. Portanto, essa situação terá consequências pelo menos a médio prazo", afirmou.

"O efeito econômico já é visível: o fluxo de carga através de Suez caiu 40%. As importações marítimas para a Europa caíram para mínimos históricos — inferiores aos da COVID-19. Os custos de frete aumentaram", disse.

Nadzharov enfatizou que as maiores seguradoras estão se recusando a assegurar os navios que navegam pelo estreito de Bab el-Mandeb, que separa a parte sudoeste da península Arábica (Iêmen) da parte nordeste da África (Djibuti e Eritreia).
Ao mesmo tempo, o Asia Import Group acredita que o impacto sobre o transporte marítimo do conflito militar no mar Vermelho e dos ataques a navios por piratas somalis no início do século XXI é quase igual. No entanto, a reação das empresas que seguram navios permanece obscura.
"Talvez aumentem significativamente os preços dos seguros dos navios que viajam pelo canal de Suez", acrescentou o grupo. Cerca de 30% do tráfego mundial de contêineres passa pelo mar Vermelho.
Barco de mísseis da Marinha israelense patrulha mar Vermelho na costa da cidade portuária de Eilat. Israel, 26 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 15.01.2024
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A empresa sublinhou à Sputnik que cada vez mais as companhias marítimas estão optando por uma rota alternativa através do Cabo da Boa Esperança, circunvagando assim completamente a África.

"É interessante que mesmo companhias marítimas de países que não estão de forma alguma ligados a Israel e aos Estados Unidos decidam jogar pelo seguro e não passar pelo canal de Suez", observou.

A rota alternativa aumenta o transporte de cargas em pelo menos dez dias e o custo em cerca de US$ 1 milhão, aproximadamente R$ 5 milhões. De acordo com o Asia Import Group, o transporte marítimo global poderá certamente ser seriamente afetado pelo agravamento da situação.
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