- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Como o Euromaidan desencadeou a guerra de 9 anos da Ucrânia contra Donbass

© Sputnik / Andrei SteninPoliciais e apoiadores da oposição são vistos na praça Maidan, em Kiev, onde começaram os confrontos entre manifestantes e a polícia
Policiais e apoiadores da oposição são vistos na praça Maidan, em Kiev, onde começaram os confrontos entre manifestantes e a polícia - Sputnik Brasil, 1920, 19.02.2024
Nos siga no
O golpe de Estado de fevereiro de 2014 se tornou o gatilho para o conflito na Ucrânia, que a operação militar especial da Rússia foi projetada para encerrar, disseram testemunhas de Maidan em Donbass à Sputnik.
A "Primavera Russa" em Donbass foi um movimento popular que começou quando os protestos Euromaidan assolavam Kiev, disse Aleksandr Matyushin, codinome Varyag, ex-comandante do destacamento Varyag e correspondente de guerra, à Sputnik.
Os protestos começaram em 21 de novembro de 2013, com cerca de 2.000 manifestantes reunidos na praça central de Kiev, Maidan Nezalezhnosti (Praça da Independência), depois que o então presidente Viktor Yanukovich se recusou a assinar um acordo de associação com a União Europeia (UE).
"Nikolai Azarov, o assessor e conselheiro mais próximo de [Viktor] Yanukovich, calculou na última hora que a mudança para os padrões europeus endividaria a Ucrânia em uma escala que nunca se imaginou", disse Matyushin. "A transição previa mudar tudo, desde as tomadas até aos trilhos, tudo tinha que ser reconstruído. [O governo Yanukovich] concluiu que não era lucrativo e se recusou [a assinar o acordo com a UE]. Depois disso, estudantes tomaram as ruas e foram dispersados por Berkut [força policial especial] diante das câmeras, o que causou uma onda de indignação em Kiev. A partir desse ponto, o Euromaidan começou a ganhar impulso."
O eurodeputado espanhol Javier Couso - Sputnik Brasil, 1920, 18.02.2024
Panorama internacional
Ex-eurodeputado: certa elite dos EUA tentou minar a Rússia com o Euromaidan, 'mas falhou'

Raízes da divisão entre a Ucrânia Ocidental e Oriental

"Historicamente, o sudeste [da Ucrânia] sempre gravitou em torno da Rússia", disse Matyushin. Ele lembrou que, em 1919, Vladimir Lenin, então chefe do governo soviético, integrou o Donbass à República Socialista da Ucrânia contra a vontade da população da região. Após o colapso da URSS, o plebiscito de 1994 em Donbass relativo à federalização da região e à transformação do russo em uma segunda língua oficial foi igualmente ignorado pelo então governo ucraniano.
Na altura do Euromaidan, as partes sudeste e noroeste da Ucrânia já estavam divididas sobre o futuro do país: a primeira procurava integrar-se na UE, enquanto a segunda queria desenvolver laços econômicos com a Rússia, segundo Matyushin.
"O sudeste incluía os territórios de Carcóvia a Odessa, a chamada Novorossiya, juntamente com a Crimeia. E separadamente, havia o noroeste, onde estas tendências [nacionalistas] ucranianas eram fortes", disse ele.
A divisão se tornou especialmente visível em 2004, quando a Revolução Laranja apoiada pelo Ocidente na Praça da Independência levou Viktor Yuschenko ao poder em Kiev, salientou o correspondente de guerra.
"E todas as vicissitudes econômicas a partir de 2004, quando houve um rompimento de relações [entre a Rússia e a Ucrânia], ou seja, a guerra do gás, a guerra do açúcar, etc., atingiram muito duramente o Donbass porque as suas indústrias dependiam, em particular, do gás barato russo."
Tatuagem de um dos soldados rendidos do neonazista Batalhão Azov, na planta siderúrgica de Azovstal, em Mariupol, em 20 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 28.09.2023
Panorama internacional
Ocidente está começando a reconhecer a realidade do nazismo na Ucrânia, afirma jornalista
Em 2005, o governo Yuschenko iniciou unilateralmente uma revisão das tarifas para o trânsito do gás russo para a Europa através do território da Ucrânia, o que levou à rescisão de um contrato de gás russo-ucraniano de longo prazo que fixava o preço do combustível para Kiev em US$ 50 por 1.000 metros cúbicos até 2010. O aumento no preço do gás foi um golpe para Donbass, que "culpou Yuschenko, protegido da Ucrânia Ocidental", pela crise econômica, observou Matyushin.
Outro motivo para a divisão foi a glorificação dos colaboradores nazistas da época da Segunda Guerra Mundial pelo governo Yuschenko. Yuschenko elogiou abertamente a Organização dos Nacionalistas Ucranianos (OUN, na sigla em ucraniano) e o Partido nacionalista UPA (Exército Insurreto Ucraniano (organização extremista proibida na Rússia) responsáveis pela limpeza étnica de judeus, russos, ciganos e poloneses durante a ocupação da Ucrânia pela Alemanha nazista e concedeu os títulos de Herói da Ucrânia aos líderes da OUN-UPA Roman Shukhevich e Stepan Bandera, em 2007 e 2010, respectivamente. Ele também declarou a adesão da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) uma prioridade em 2008.
De acordo com o correspondente de guerra, ao longo de dez anos — de 2004 a 2014 — a divisão ideológica e política entre o oeste e o leste da Ucrânia se aprofundou dramaticamente. Os eventos do Euromaidan de 2014 foram o catalisador para a divisão final, destacou.
© Foto / Aleksandr MatyushinA primeira manifestação contra o Euromaidan em Donetsk, dezembro de 2013
A primeira manifestação contra o Euromaidan em Donetsk, dezembro de 2013 - Sputnik Brasil, 1920, 19.02.2024
A primeira manifestação contra o Euromaidan em Donetsk, dezembro de 2013

'Primavera Russa': movimento popular em Donbass

"Entendemos desde o início que tudo o que aconteceu em Maidan não poderia levar a nada de bom", disse Maya, suboficial e comandante do pelotão de apoio da 1ª Brigada Eslava, à Sputnik. "Penso que a maioria [dos ucranianos] também sabia e compreendia que o Ocidente estava envolvido nisto. Não foi a primeira vez que o Ocidente interferiu nos assuntos internos do nosso Estado. Tudo começou em 2004, quando o primeiro Maidan, apelidado de Revolução Laranja, e a interferência [do Ocidente] nas eleições presidenciais aconteceram. Acho que naquele momento todos perceberam exatamente o que estava acontecendo."
© Sputnik / Andrei SteninArquivo: apoiadores da oposição na Praça Maidan, em Kiev, onde começaram os confrontos entre manifestantes e a polícia
Arquivo: apoiadores da oposição na Praça Maidan, em Kiev, onde começaram os confrontos entre manifestantes e a polícia - Sputnik Brasil, 1920, 19.02.2024
Arquivo: apoiadores da oposição na Praça Maidan, em Kiev, onde começaram os confrontos entre manifestantes e a polícia
O movimento Euromaidan de 2013-2014 foi orquestrado e financiado por oligarcas ucranianos e pelos seus apoiadores ocidentais, que "tentaram desde o início transformar a Ucrânia em uma 'anti-Rússia'", explicou Matyushin.
"Em 3 de dezembro [de 2013], organizei uma manifestação na praça Lenin, no centro de Donetsk, onde alguns ativistas pró-Rússia se reuniram. Afirmamos que não apoiávamos os distúrbios de Maidan, que deveriam ser interrompidos", lembrou Matyushin.

"Quando mostraram imagens de Berkut [força policial especial] e tropas internas da Ucrânia em chamas, quando o confronto no Maidan se intensificou, naquele momento começamos a nos unir a todos os ativistas [anti-Maidan] em Donetsk", disse Matyushin. "Neste momento, no dia 25 de janeiro [de 2014], nós, ativistas sociais, realizamos uma reunião no Hotel Eva, na qual decidimos que continuaríamos a interagir, e se 'convidados' chegassem do oeste da Ucrânia ou de Kiev, incluindo o Pravy Sektor [Setor de Direita, organização extremista banida na Rússia], nós os confrontaríamos."

© Sputnik / Aleksei FurmanTendas de apoiadores da integração europeia na Praça da Independência (Maidan), em Kiev, onde eclodiram confrontos entre a oposição e a polícia, em 18 de fevereiro de 2014
Tendas de apoiadores da integração europeia na Praça da Independência (Maidan), em Kiev, onde eclodiram confrontos entre a oposição e a polícia, em 18 de fevereiro de 2014 - Sputnik Brasil, 1920, 19.02.2024
Tendas de apoiadores da integração europeia na Praça da Independência (Maidan), em Kiev, onde eclodiram confrontos entre a oposição e a polícia, em 18 de fevereiro de 2014
Após a mudança de regime de 22 de fevereiro de 2014 em Kiev, os ativistas do Donbass marcaram um comício para o dia seguinte.
"Os ativistas vieram de quase toda a região de Donetsk", lembrou Matyushin. "Ou seja, foi provavelmente a primeira manifestação em massa em Donetsk desde 2004 que não foi organizada diretamente por estruturas pró-governo. Foi uma manifestação popular."
"Um ponto importante é que a sua espinha dorsal não eram os idosos, nem mesmo as pessoas de meia-idade, mas sim os jovens dos 20 aos 35 anos", continuou.
© AFP 2023 / Dominique FagetPessoas carregam bandeiras da autoproclamada República Popular de Donetsk (RPD) durante uma cerimônia de apresentação da bandeira da RPD na praça Lenin de Donetsk, em 19 de outubro de 2014
Pessoas carregam bandeiras da autoproclamada República Popular de Donetsk (RPD) durante uma cerimônia de apresentação da bandeira da RPD na praça Lenin de Donetsk, em 19 de outubro de 2014 - Sputnik Brasil, 1920, 19.02.2024
Pessoas carregam bandeiras da autoproclamada República Popular de Donetsk (RPD) durante uma cerimônia de apresentação da bandeira da RPD na praça Lenin de Donetsk, em 19 de outubro de 2014
Os ativistas de Donetsk compreenderam na altura que, para enfrentar os bandos nacionalistas ucranianos e neonazistas, precisavam de criar uma espécie de centro onde as pessoas pudessem ir e coordenar as suas atividades.
"E durante quase uma semana, de 23 de fevereiro a 1º de março [de 2014], os ativistas se reuniram, as pessoas vieram, deram dinheiro para manter a cidade de tendas, alguns panfletos foram impressos e as pessoas trocaram contatos. Assim, o núcleo [da resistência] foi montado. E em 1º de março começaram os eventos que levaram à Primavera Russa", disse Matyushin.
Em 1º de março de 2014, um comício na praça Lenin, em Donetsk, reuniu mais de 10 mil pessoas. Os manifestantes carregavam uma grande bandeira russa e cartazes com os slogans "Donbass com a Rússia" e "Crimeia–Donbass–Rússia".
Os manifestantes hastearam a bandeira russa no mastro da Administração Estatal Regional de Donetsk. Nos degraus do edifício, o recém-eleito governador do povo, Pavel Gubarev, anunciou que o povo de Donbass não reconheceria o regime ilegítimo de Kiev e exigiria um referendo e eleições. Em 7 de abril de 2014, a recém-criada República Popular de Donetsk (RPD) declarou independência.
Reconstrução e construção de novos edifícios hospitalares em Mariupol - Sputnik Brasil, 1920, 03.02.2024
Operação militar especial russa
Chancelaria ucraniana condena emissora alemã que falou da reconstrução de Mariupol

A guerra de Kiev contra o seu próprio povo

As regiões do sudeste da Ucrânia não aceitaram o golpe de Maidan e lançaram movimentos de protesto. A Crimeia realizou um referendo para ganhar autonomia e voltar a se juntar à Rússia em março de 2014. Dezenas de milhares de pessoas saíram às ruas em Carcóvia, Donetsk, Lugansk, Kherson, Nikolaev, Dnepropetrovsk, Zaporozhie, Odessa, Gorlovka, Mariupol e outras cidades.
A junta ucraniana respondeu com ataques brutais e ações militares contra manifestantes pró-Rússia.
Em 14 de abril de 2014, um decreto do presidente interino da Ucrânia, Aleksandr Turchinov, foi divulgado marcando o início da "Operação Antiterrorista" no sudeste da Ucrânia. Os residentes de Donbass que não aceitaram o golpe de Estado foram declarados "inimigos" e "terroristas".
Em 2 de maio de 2014, ocorreu o hediondo massacre na Casa dos Sindicatos de Odessa, onde cerca de 50 pessoas foram espancadas até a morte e queimadas vivas. Em 9 de maio de 2014, ultranacionalistas e militares ucranianos mataram e perseguiram participantes do Desfile do Dia da Vitória em Mariupol. O regime ucraniano também começou a bombardear Donbass.
Incêndio mortal na Casa dos Sindicatos, em Odessa, Ucrânia - Sputnik Brasil, 1920, 02.05.2023
Panorama internacional
Jornalista: 'Posso ser preso por traição na Ucrânia por falar sobre o massacre de Odessa em 2014'
"Tudo o que aconteceu naquela época foi visto não apenas pela milícia, mas também por todos os moradores de Donbass. Nós, o povo, fomos bombardeados literalmente em todos os lugares. Eles atacaram em todos os lugares. Crianças estavam morrendo", disse Maya.
© SputnikMaya, suboficial e comandante do pelotão de apoio da 1ª Brigada Eslava
Maya, suboficial e comandante do pelotão de apoio da 1ª Brigada Eslava - Sputnik Brasil, 1920, 19.02.2024
Maya, suboficial e comandante do pelotão de apoio da 1ª Brigada Eslava
"Lembro-me do verão de 2014", ela continuou. "Lembro-me do ataque no parque infantil e na praia infantil em Zugres [uma cidade na região de Donetsk]. A nossa unidade retirou estas crianças da praia. Você sabe, eu posso te dizer, quando um menino está carregando uma criança, e o segundo está carregando suas entranhas, na esperança de levá-lo para o hospital, é muito difícil assistir. É difícil psicológica, moral e fisicamente. É difícil conviver com isso mais tarde."
"Foi difícil para a nossa população suportar esta tragédia quando a Ucrânia essencialmente nos traiu. Estes acontecimentos arruinaram a vida de muitas pessoas", destacou Maya.
© SputnikMaya, suboficial e comandante do pelotão de apoio da 1ª Brigada Eslava, com sua filha
Maya, suboficial e comandante do pelotão de apoio da 1ª Brigada Eslava, com sua filha - Sputnik Brasil, 1920, 19.02.2024
Maya, suboficial e comandante do pelotão de apoio da 1ª Brigada Eslava, com sua filha
Como muitos residentes de Donbass na época, Matyushin pegou em armas para defender a república de Donetsk: "Uma baioneta só pode ser enfrentada com uma baioneta", disse ele. "Portanto, reuni meu destacamento e fui defender minha terra. Não poderia fazer de outra forma."
Inicialmente, seu destacamento consistia principalmente de amigos e ativistas de Donetsk. Logo começou a crescer.
"A espinha dorsal era composta por aqueles que lutaram pela república de Donetsk desde o início. E o resto foram aqueles que, na era da Primavera Russa, perceberam que a sua casa devia ser defendida, por isso pegaram em armas", disse ele. "A maioria dos meus rapazes não tinha experiência militar, então aprenderam em batalha. [...] O destacamento teria crescido, mas eu não tinha armas suficientes."
© Foto / Aleksandr MatyushinAleksandr Matyushin descansando após batalhas urbanas no caldeirão de Debaltsevo, em fevereiro de 2015.
Aleksandr Matyushin descansando após batalhas urbanas no caldeirão de Debaltsevo, em fevereiro de 2015 - Sputnik Brasil
1/2
Aleksandr Matyushin descansando após batalhas urbanas no caldeirão de Debaltsevo, em fevereiro de 2015.
© Foto / Alexander MatyushinNa direção de Avdeevka, maio de 2015.
Na direção de Avdeevka, maio de 2015 - Sputnik Brasil
2/2
Na direção de Avdeevka, maio de 2015.
1/2
Aleksandr Matyushin descansando após batalhas urbanas no caldeirão de Debaltsevo, em fevereiro de 2015.
2/2
Na direção de Avdeevka, maio de 2015.

Rússia intervém para acabar com a guerra do regime de Kiev contra Donbass

As tentativas da Rússia de parar a guerra do regime de Kiev contra Donbass através dos Acordos de Minsk de 2014 e 2015 falharam, uma vez que nem a Ucrânia nem os seus apoiadores ocidentais estavam dispostos a observar as disposições dos acordos.
A ex-chanceler alemã Angela Merkel e o ex-presidente francês François Hollande admitiram mais tarde que consideravam os Acordos de Minsk uma oportunidade para o crescimento militar ucraniano. Em declarações à Der Spiegel em fevereiro de 2023, o presidente ucraniano Vladimir Zelensky reconheceu que tomou a decisão de não observar os acordos após a sua eleição em 2019 e que informou os líderes ocidentais sobre isso.
© Sputnik / Mikhail Voskresensky / Acessar o banco de imagensPrédio residencial destruído em um ataque aéreo ucraniano na cidade de Snezhnoe, na República Popular de Donetsk, em julho de 2014
Prédio residencial destruído em um ataque aéreo ucraniano na cidade de Snezhnoe, na República Popular de Donetsk, em julho de 2014 - Sputnik Brasil, 1920, 19.02.2024
Prédio residencial destruído em um ataque aéreo ucraniano na cidade de Snezhnoe, na República Popular de Donetsk, em julho de 2014
Da mesma forma, os EUA e a OTAN rejeitaram os projetos de acordos de segurança da Rússia de dezembro de 2021, destinados a garantir a paz na Europa e a solicitar garantias de não alargamento da Aliança Atlântica, bem como a desmilitarização e o estatuto de não alinhamento da Ucrânia.
Moscou não teve outra alternativa senão intervir para proteger os falantes de russo no leste da Ucrânia e garantir a segurança das suas próprias fronteiras. Em 24 de fevereiro de 2022, teve início a operação militar especial para desnazificar e desmilitarizar a Ucrânia.
© AP Photo / Dmitry LovetskyUma mulher idosa passa por um quiosque danificado por estilhaços em um mercado de rua após bombardeio na cidade de Donetsk, em 10 de outubro de 2014
Uma mulher idosa passa por um quiosque danificado por estilhaços em um mercado de rua após bombardeio na cidade de Donetsk, em 10 de outubro de 2014 - Sputnik Brasil, 1920, 19.02.2024
Uma mulher idosa passa por um quiosque danificado por estilhaços em um mercado de rua após bombardeio na cidade de Donetsk, em 10 de outubro de 2014
Agora que as Forças Armadas russas estão fazendo progressos no campo de batalha para pôr fim à guerra de nove anos no leste da Ucrânia, Matyushin, que foi repetidamente ferido durante as hostilidades em Donbass, está trabalhando como correspondente de guerra.
"Não tendo agora a oportunidade de lutar na frente, estou tentando proteger o país, pelo menos informativamente", disse ele. "Portanto, estou sempre pronto para ir ao ar desde o local, mesmo que isso implique arriscar minha vida. Mas todos os dias em Donetsk alguém corre o risco de ser morto, mesmo que não saia de casa."
"Era uma vez uma camiseta da moda com a inscrição 'Novoross é um homem feito de fogo e aço'. Isto pode ser dito com segurança sobre quase todos os residentes de Donetsk, Lugansk, Yasinovataya, Makeevka, Gorlovka e outras cidades. A verdade sobre Donbass deve ser mostrada da forma mais abrangente possível e também chegar à Europa", concluiu Matyushin.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала