- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Um bastião que caiu: por que a cidade de Avdeevka, agora sob controle russo, é estratégica?

© AFP 2023 / Aleksei ChernyshevSoldados ucranianos gritam de um lançador de granadas antitanque SPG-9 na região de Donetsk
Soldados ucranianos gritam de um lançador de granadas antitanque SPG-9 na região de Donetsk - Sputnik Brasil, 1920, 18.02.2024
Nos siga no
Durante as últimas semanas, as forças ucranianas tentaram desesperadamente manter as suas posições nesta cidade da região de Donetsk ante o avanço das tropas russas, que finalmente conseguiram assumir o controle total da cidade no sábado (17).
A cidade desempenha um papel essencial do ponto de vista político e militar, por isso o comando ucraniano entende que deixá-la significa perder toda a região do Donbass, dizem especialistas militares.

A importância estratégica

A importância de Avdeevka para a Ucrânia reside no fato de ser um grande entroncamento ferroviário e um poderoso centro industrial. A poucos quilômetros de distância fica a linha ferroviária que liga Donetsk, Gorlovka e Lugansk.
Para ambos os lados, Rússia e Ucrânia, Avdeevka tem grande importância política e militar, disse à Sputnik o diretor do Centro de Estudos Militares e Políticos do Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscou, professor Aleksei Podberiozkin. Esta cidade "é a parte central da [linha de] frente [de batalha]", explicou.
Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, durante coletiva - Sputnik Brasil, 1920, 18.02.2024
Panorama internacional
'Ele deveria ter vergonha de si', diz Netanyahu após Lula intitular ataques em Gaza de genocidas
Segundo o especialista, as melhores fortificações estão concentradas na zona de Avdeevka e foi lá onde foram posicionadas as unidades ucranianas mais preparadas para o combate e o maior número de equipamentos. A sua feroz resistência "marcou não só esta área, mas também toda a capacidade de resistência das Forças Armadas ucranianas", destacou.
Existem várias razões pelas quais Kiev continua tão interessada em Avdeevka, de acordo com o veterano acadêmico russo especializado em assuntos militares e internacionais, Andrei Koshkin.
O especialista afirma que as tropas ucranianas vinham fortificando Avdeevka desde que assumiram o controle da cidade em 2014, quando o conflito ucraniano realmente começou, investindo recursos e esforços consideráveis para transformar este centro populacional em uma fortaleza.
A vice-procuradora-geral Lisa O. Monaco, ao centro, fala em uma entrevista coletiva com o procurador-geral Merrick Garland, à direita, e o procurador dos EUA Damian Williams para anunciar prisões e interrupções na cadeia de fornecimento de precursores químicos de fentanil na sexta-feira, 23 de junho de 2023, em Washington - Sputnik Brasil, 1920, 17.02.2024
Panorama internacional
EUA transferem US$ 500 mil em fundos russos confiscados à Estônia para serem utilizados na Ucrânia
Segundo Koshkin, a artilharia ucraniana baseada em Avdeevka poderia bombardear áreas residenciais de Donetsk com relativa impunidade.
Além disso, a libertação de Avdeevka permitirá que as forças russas avancem mais para o oeste, empurrando as forças de Kiev para trás e impedindo-as de lançar novos ataques às cidades russas vizinhas.
Vladimir Putin, presidente da Rússia, durante cerimônia de lançamento do Leningrad, quinto quebra-gelo universal movido a energia nuclear, na fábrica Baltiysky Zavod, em São Petersburgo, Rússia, 26 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 17.02.2024
Operação militar especial russa
Putin parabeniza militares russos pelo sucesso da conquista total em Avdeevka
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала