- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Ucrânia adota tática semelhante à utilizada pelos nazistas na 2ª Guerra Mundial, diz coronel dos EUA

© Sputnik / Nikolai SidorovMílicia da república de Lugansk
Mílicia da república de Lugansk - Sputnik Brasil, 1920, 17.02.2024
Nos siga no
Com Kiev assumindo uma postura defensiva no conflito atual, observadores notam similaridades com a Grande Guerra pela Pátria (1941-1945).
A frase de Mark Twain, "a história não se repete, mas muitas vezes rima", parece se aplicar às últimas semanas, com as Forças Armadas ucranianas sitiadas recorrendo cada vez mais às estratégias defensivas usadas por seus antepassados ​​nazistas, à medida que sua posição em Donbass se torna insustentável.
Soldados realizam testes de fogo real das primeiras versões do míssil de longo alcance ATACMS no Campo de Tiro White Sands, Carolina do Norte, EUA, 14 de dezembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 17.02.2024
Operação militar especial russa
Ministro da Ucrânia pede aos EUA fornecimento de novos mísseis ATACMS
Uma reportagem publicada neste sábado (17) pelo site de notícias Business Insider, único em sua disposição de notar as similaridades entre o governo em Kiev e os nazistas alemães, observou que as Forças Armadas da Ucrânia estão "mudando para uma estratégia defensiva que fracassou na Alemanha nazista" na Segunda Guerra Mundial. Em um caso de impressionante de repetição histórica, a estratégia de Kiev provavelmente fracassará pela mesma razão que a dos nazistas.
O coronel aposentado do Exército dos EUA Douglas Nash descreve a "defesa ativa" como uma tática militar iniciada pelo marechal de campo nazista Erich von Manstein. Von Manstein a desenvolveu no final da Segunda Guerra Mundial, quando o Exército Vermelho Soviético partiu para a ofensiva após repelir as tropas alemãs em Stalingrado. Em menor número que os soviéticos, os nazistas foram forçados a conceber novas manobras tácticas devido à escassez de soldados e equipamento.
Embora as fileiras do Exército alemão estivessem diminuindo rapidamente, os nazistas ainda conseguiram reunir homens suficientes para executar os complexos contra-ataques de von Manstein. Nash argumenta que os "esquadrões, pelotões, companhias e batalhões" ucranianos reunidos para as operações de "defesa móvel" da Ucrânia são "demasiado pequenos para serem bem-sucedidos".
Um manifestante veste uma camisa que retrata e critica o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, durante uma manifestação que exigia a libertação dos reféns levados por militantes do Hamas para a Faixa de Gaza, em 20 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 17.02.2024
Panorama internacional
Por que a guerra de Israel em Gaza representaria o início de uma nova era?

Novas tecnologias minaram ainda mais a estratégia desesperada da Ucrânia

Drones russos dificultam as manobras no campo de batalha para as Forças Armadas ucranianas, que estão sob constante vigilância e ataques implacáveis ​​dos céus a partir destes veículos aéreos não tripulados (UAVs). Mísseis guiados também podem atingir tropas a dezenas de quilômetros de distância. Essas realidades forçaram a Ucrânia a adotar uma estratégia de guerra de trincheiras mais estática.
A política também limita as táticas que os comandantes ucranianos estão dispostos a utilizar. A estratégia ativa de defesa móvel dos nazistas exigia a vontade de ceder terreno – pelo menos temporariamente – para preparar uma armadilha para o avanço das tropas soviéticas. Essa perspectiva é pouco atraente para os líderes ucranianos, pois seus militares perderam milhares de soldados nas tentativas de capturar e manter cidades importantes.
Assim como os nazistas recuando para Berlim depois de 1943, as Forças Armadas ucranianas são cada vez mais forçadas a defender uma grande área de terra com um número limitado de tropas. Mais uma vez, a estratégia ponderada da Rússia está a seu favor, com as tropas de Moscou superando seu oponente, mesmo após dois anos de combates.
O ministro da Defesa alemão, Boris Pistoriuss, passa por um tanque Puma ao chegar para uma cerimônia de inauguração do futuro local de uma fábrica de material bélico onde o fabricante de armas alemão Rheinmetall planeja iniciar a produção a partir de 2025, em Unterluess, Alemanha, em 12 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 17.02.2024
Panorama internacional
Rheinmetall da Alemanha assina memorando para abrir fábrica de munições na Ucrânia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала