- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Admissão da Ucrânia na OTAN pode provocar 3ª Guerra Mundial, diz chanceler italiano

© AP Photo / Vadim GhirdaSoldado romeno enrola bandeira da OTAN
Soldado romeno enrola bandeira da OTAN - Sputnik Brasil, 1920, 19.02.2024
Nos siga no
O ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, alertou que admitir a Ucrânia na OTAN em meio ao conflito com a Rússia representa um perigo para todos.
As observações foram feitas durante uma sessão na Conferência de Segurança de Munique no sábado (17). Ele enfatizou os esforços da aliança militar para garantir a adesão da Ucrânia – mas aconselhou que ela precisa ter cautela em vez de agir impulsivamente para "preparar o caminho para alcançar esses objetivos".
"Falando francamente, é perigoso para todos porque você está lutando contra a Rússia, e para [se tornar] um membro de pleno direito da OTAN, isso significaria a Terceira Guerra Mundial", reconheceu o ministro.
Tajani reconheceu o desejo dos membros do bloco de apoiar a Ucrânia, mas enfatizou a clareza do Artigo 5 da aliança: um ataque contra um aliado da OTAN desencadearia uma resposta, daí a necessidade de cautela. Entretanto, ele também afirmou que o status atual de cooperação entre a aliança e Kiev "envia uma mensagem clara para a Rússia".
Josep Borrell, chefe de política externa da União Europeia (UE), fala com repórteres ao chegar para a cúpula da Comunidade Política Europeia no Castelo Mimi, em Bulboaca. Moldávia, 1º de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 18.02.2024
Operação militar especial russa
UE não tem financiamento suficiente para produzir munição para a Ucrânia, diz Borrell
Na semana passada, informou-se que a OTAN está planejando abrir um novo centro de treinamento das Forças Armadas ucranianas para complementar a missão de treinamento da União Europeia (UE) e ajudar Kiev a cumprir os padrões da aliança.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала