- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

'Não sobrou ninguém para ter filhos': recrutamento na Ucrânia pode reduzir natalidade, diz analista

© AFP 2023 / Anatolii StepanovRecrutas do Exército ucraniano colocam as mãos sobre o peito enquanto o hino nacional é executado
Recrutas do Exército ucraniano colocam as mãos sobre o peito enquanto o hino nacional é executado - Sputnik Brasil, 1920, 14.02.2024
Nos siga no
A Ucrânia não pode se dar ao luxo de perder mais jovens para a linha de frente, caso contrário, não haverá o suficiente para ter filhos e reabastecer a população, disse o analista de relações internacionais e segurança Mark Sleboda à Sputnik, na terça-feira (13).
Ao discutir o estado da linha da frente ucraniana e a lei de recrutamento em massa que está sendo considerada pelo parlamento do país, Sleboda explicou que a Ucrânia já tinha uma população em declínio antes do lançamento da guerra por procuração da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) no país.
"Depois que chegamos aos anos 90 e particularmente em meados dos anos 90, as pessoas não tinham filhos. O resultado disso é um estreitamento demográfico na faixa etária mais baixa", explicou Sleboda. "Há quatro vezes mais pessoas na faixa etária de 35 a 45 anos, [e mais] na faixa etária de 45 a 55 anos, do que na faixa etária de 18 a 30 anos", esclareceu o analista.

Há cerca de 3,5 vezes mais ucranianos nas faixas etárias de 35 a 55 anos combinadas do que na faixa etária de 18 a 30 anos e 2,3 vezes mais no grupo de 35 a 45 anos, de acordo com dados da CIA. Além disso, o número de jovens de 18 e 19 anos foi estimado como 2/5 do grupo de 15 a 19 anos nesse cálculo.

Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, durante o discurso na Duma de Estado (câmara baixa do parlamento) - Sputnik Brasil, 1920, 14.02.2024
Panorama internacional
Lavrov: Rússia está pronta para solução diplomática na Ucrânia com base nas realidades no terreno
"[A Ucrânia] literalmente não pode se dar ao luxo de perder mais jovens porque então não sobrará ninguém para ter filhos", afirmou Sleboda. "E odeio dizer a vocês que um grande número das suas mulheres foi para a Europa e vão ter filhos europeus e não vão voltar", observou ele, acrescentando que era "um pouco desagradável", mas "é verdade".
No entanto, a Ucrânia tem de avançar com o plano de recrutamento em massa se quiser substituir as suas enormes perdas, especialmente em Avdeevka, segundo o analista. "Por pior que você pense que [Avdeevka] é, é muito pior", enfatizou Sleboda, dizendo que o recém-nomeado comandante-chefe ucraniano, Aleksandr Syrsky, está repetindo a estratégia fracassada da Ucrânia em Artyomovsk (Bakhmut, em ucraniano) e está dobrando sua aposta na cidade sob cerco cada vez mais acirrado.
"Syrsky [...] está retirando tropas de todas as outras frentes, retirando as últimas reservas estratégicas do país [...] e as está enviando para Avdeevka, o que significa que não se trata apenas de manter as tropas que estão lá, trata-se de lançar, pelo menos, eu diria 10.000 reforços na situação", ponderou o analista.
Sleboda observou que mesmo sem a última lei de recrutamento ter sido adotada, a Ucrânia já está forçando os homens a irem para a frente de batalha, concentrando-se nos vilarejos da Ucrânia Ocidental. "O recrutamento se concentrou nas pequenas aldeias e não em Kiev e outras grandes cidades, para tentar limitar o potencial de protestos políticos", explicou. "É por isso que agora começamos a ver vídeos de moradores locais, mesmo no oeste da Ucrânia, tentando lutar nas ruas [contra] os funcionários do recrutamento".
Soldados ucranianos cobrem os ouvidos para se protegerem do bombardeio de tanques russos em um abrigo na linha de frente na região de Zaporozhie. Ucrânia, 2 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 24.12.2023
Operação militar especial russa
Recrutamento forçado para a frente de batalha pode provocar guerra civil, diz ex-oficial da Ucrânia
No início desta semana, vídeos apareceram no Telegram mostrando moradores de uma cidade na região de Odessa lutando contra oficiais de recrutamento.
Sleboda também apontou o número de mulheres ucranianas que foram mortas nas linhas de frente "não apenas em posições de retaguarda, mas em posições de trincheira no front" e vídeos de pessoas com deficiência mental que foram recrutadas, que "forças do regime de Kiev" então "fazem vídeos deles [recrutadores] assediando e torturando essas pobres pessoas com deficiência mental".
A situação é tão terrível na Ucrânia que Sleboda disse que até os meios de comunicação ocidentais estão sendo forçados a aceitá-la. "Basta mapear a rapidez com que saímos de 'a Ucrânia está ganhando' para 'está um impasse', até 'oh meu Deus, estamos perdendo'", explicou ele. "Você viu a mudança na mídia, o que não quer dizer que ela ainda não esteja cheia de propaganda, mas há um pouco mais de desânimo [que] corresponde à realidade."
Ele observou ainda que a OTAN "não tem a capacidade" de construir outro exército para Kiev que corresponda ao que foi em grande parte destruído na fracassada contraofensiva da Ucrânia em 2023.
"Isso os deixa com uma estratégia defensiva no futuro próximo, onde todo o seu objetivo é simplesmente aumentar os custos para a Rússia, fazer a Rússia sangrar para que a Rússia fique satisfeita com menos", explicou Sleboda. "Isso é tudo que lhes resta", concluiu.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала