- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Forças ucranianas recrutam coercivamente pessoas inaptas para o serviço militar, diz prisioneiro

© Sputnik / Yevgeny MaloletkaMilitar ucraniano em Avdeevka (foto de arquivo)
Militar ucraniano em Avdeevka (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 03.02.2024
Nos siga no
Autoridades militares da Ucrânia recrutam em massa pessoas que não estão aptas para o serviço militar, nem por sua condição de saúde nem pela idade, relatam à Sputnik prisioneiros de guerra ucranianos.
"Fui pego em um momento em que davam [bilhetes militares] para todo mundo: aos comissionados, aos inaptos e parcialmente aptos. A todos eram entregues bilhetes militares […]. Passei logo no exame médico. Era saudável por todos os indicadores, eu disse que tenho uma placa de metal no braço – e ela está lá agora. Mas eles não quiseram saber", disse o prisioneiro de guerra ucraniano Nazar Vashkevich.
Outro combatente das forças ucranianas capturado, Viktor Tkachenko, disse que foi mobilizado pela quinta vez, entretanto ele tem muitas doenças confirmadas que o excluem do serviço militar.

"Fui mobilizado. Entregaram uma convocação, a quinta já, no trabalho. Acabei por ser apto por condições de saúde. Antes era inapto. Tinha muitos registros médicos: hipertensão, hérnia no estômago, vértebras comprimidas", disse ele.

De acordo com os prisioneiros, o Exército ucraniano começou a recrutar em massa pessoas que não se encaixam no alistamento por sua idade.
"Olhe, pessoas com mais de 50 anos. Já levam [os que têm 50 anos]. Meu avô estava comigo – ele tem 57 anos. Ele também tem problemas de saúde [...]. Como pode ele combater? Como pode ele fazer assaltos? Como pode ir para as trincheiras? Para quê? Para ser logo morto?", reclamou Vashkevich.
Valery Zaluzhny (ao centro), comandante das Forças Armadas da Ucrânia - Sputnik Brasil, 1920, 01.02.2024
Panorama internacional
Em meio a embate com Zelensky, comandante ucraniano destaca 'vantagem significativa' da Rússia
Vale ressaltar que, no início de janeiro, o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, disse que a Rússia continuará atingindo consistentemente os objetivos da operação militar especial. Ele relatou que em 2023 as perdas das Forças Armadas da Ucrânia excederam 215.000 homens e 28.000 peças de armamento.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала