- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Em meio a embate com Zelensky, comandante ucraniano destaca 'vantagem significativa' da Rússia

© Twitter / ReproduçãoValery Zaluzhny (ao centro), comandante das Forças Armadas da Ucrânia
Valery Zaluzhny (ao centro), comandante das Forças Armadas da Ucrânia - Sputnik Brasil, 1920, 01.02.2024
Nos siga no
Em artigo, o militar indica o fracasso dos Estados Unidos em chegar a um acordo de ajuda militar, assim como o frágil resultado das sanções aplicadas contra a Rússia. Zaluzhny também diz que Moscou tem "vantagem significativa" na "mobilização de recursos humanos" durante o conflito.
No geral, o comandante das Forças Armadas da Ucrânia, Valery Zaluzhny, analisa em seu artigo publicado na CNN nesta quinta-feira (1º) que a Ucrânia deve adaptar-se a uma redução na ajuda militar dos seus principais aliados e concentrar-se na ênfase à tecnologia.
"O desafio para as nossas Forças Armadas não pode ser subestimado. É criar um sistema estatal completamente novo de rearmamento tecnológico", afirmou.
O texto é publicado em meio a um turbilhão de rumores em torno do seu futuro, depois de vários meios de comunicação informarem que o presidente Vladimir Zelensky pediria a demissão de Zaluzhny do cargo. No entanto a mídia afirma que o texto foi escrito antes dos boatos desta semana.
O comandante também cita que os líderes militares da Ucrânia devem ter em conta uma série de desilusões e distrações fora do campo de batalha. Indiretamente, faz referência ao fracasso dos Estados Unidos em chegar a um acordo sobre um novo pacote de ajuda militar, bem como ao fato de os desenvolvimentos no Oriente Médio terem desviado a atenção internacional.
Vladimir Zelensky e  Valery Zaluzhny - Sputnik Brasil, 1920, 31.01.2024
Operação militar especial russa
Rússia desgasta defesas da Ucrânia enquanto Zelensky luta com seu comandante, diz mídia americana
Ao mesmo tempo, ressalta que as sanções não surtiram efeito, o que "significa que a Rússia ainda é capaz de mobilizar o seu complexo militar-industrial".
Apesar de lamentar a falta da ajuda militar estrangeira, os problemas internos, descritos ao longo do texto, são claramente uma preocupação, especialmente no setor de mobilização de tropas.

"Devemos reconhecer a vantagem significativa desfrutada [pela Rússia] na mobilização de recursos humanos e como isso se compara à incapacidade das instituições estatais na Ucrânia para melhorar os níveis de mão de obra das nossas Forças Armadas", relata.

Em outro momento o comandante diz que a Ucrânia "continua paralisada ​​pelas imperfeições do quadro regulamentar do nosso país, bem como pela monopolização parcial da indústria de defesa".
A divulgação do artigo também se dá em meio aos rumores de embate entre Zaluzhny e Zelensky. Tem sido ventilado na mídia que os dois desacordaram sobre posições militares, principalmente em Avdeevka, cidade pequena na região de Donbass, há algumas semanas. A forma como a mobilização de soldados está sendo feita também foi campo minado entre os dois ucranianos.
Enquanto os desentendimentos acontecem, a Rússia continua a avançar em sua operação militar especial, destruindo armamentos ucranianos e os enviados pelo Ocidente. Ontem (31) a revista Foreign Affairs destacou que as Forças Armadas da Rússia eliminaram a maioria dos tanques alemães Leopard 2 cedidos à Ucrânia.
Até o momento, foram destruídos 568 aviões; 265 helicópteros; 11.580 veículos aéreos não tripulados; 457 sistemas de defesa antiaérea; 14.877 tanques e outros veículos blindados de combate; 1.214 lançadores múltiplos de foguetes; 7.931 peças de artilharia de campanha e morteiros; e 18.124 unidades de veículos militares especiais ucranianos, resumiu o Ministério da Defesa hoje (1º).
A operação militar especial de Moscou foi iniciada em 24 de fevereiro de 2022, tendo entre seus objetivos principais a "desmilitarização e desnazificação" do país vizinho.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала