- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Rússia desgasta defesas da Ucrânia enquanto Zelensky luta com seu comandante, diz mídia americana

© Foto / Twitter / ReproduçãoVladimir Zelensky e Valery Zaluzhny
Vladimir Zelensky e  Valery Zaluzhny - Sputnik Brasil, 1920, 31.01.2024
Nos siga no
Nesta quarta-feira (31), Olaf Scholz e diversos importantes líderes da União Europeia (UE) admitiram em uma carta que falharam no compromisso que tinham para a entrega de munições a Kiev. Enquanto fica sem apoio, a Ucrânia ainda enfrenta outra batalha entre seu presidente e principal general.
A Ucrânia está ficando sem armas para proteger suas cidades, com a assistência vital da Europa e dos Estados Unidos retida por disputas políticas, enquanto o presidente Vladimir Zelensky luta com o comandante de suas Forças Armadas por estratégia militar, escreveu a agência Bloomberg nesta quarta-feira (31).
Esta semana, o líder ucraniano tentou — e não conseguiu — afastar o general Valery Zaluzhny. Na análise da mídia, Zelensky procura uma abordagem mais ousada para o conflito após a contraofensiva fracassada do ano passado. Ele parece estar em desacordo com a visão mais conservadora do seu general.
Para sustentar essa "defesa ativa", como é conhecida a abordagem, a Ucrânia necessitará de fornecimentos constantes de granadas de artilharia e outras munições que os aliados estão enfrentando barreiras para fornecer.
Valery Zaluzhny, comandante em chefe das Forças Armadas da Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 31.01.2024
Operação militar especial russa
Moscou: monitoramento sobre situação do chefe das Forças Armadas mostra Kiev com sérios problemas
Porém, além do veto do Congresso dos EUA para a liberação de verbas para Kiev, os aliados europeus ficaram muito aquém do 1 milhão de cartuchos que prometeram entregar até 1º de março às Forças Armadas ucranianas.
Nesta quarta-feira (31), a UE reconheceu que foi forçada a adiar por vários meses a sua ambiciosa meta de munições, prejudicando a capacidade de munição de Kiev a curto prazo.

"No início do ano passado, a UE se comprometeu com um objetivo ambicioso de fornecer à Ucrânia 1 milhão de munições de artilharia antes do final de março de 2024. A dura verdade: não alcançamos esse objetivo. A Rússia não espera por ninguém e precisamos agir agora", diz o trecho de uma carta assinada pelo chanceler alemão, Olaf Scholz; o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte; a primeira-ministra da Estônia, Kaja Kallas; o primeiro-ministro checo, Petr Fiala; e a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen. A carta foi publicada hoje (31) no Financial Times.

Segundo Ann Marie Dailey, pesquisadora do think tank norte-americano Rand Corporation, se Kiev não tiver munições para manter a pressão, "a Rússia pode continuar a disparar artilharia enquanto a sua infantaria ataca as posições ucranianas".
Publicamente, as autoridades ucranianas dizem que continuarão a lutar contra as tropas russas, mesmo que o apoio aliado não chegue. No entanto, destaca a Bloomberg, os relatórios da linha de frente mostram que a situação é cada vez mais terrível, com as forças de Kiev lutando por vezes para conter as tropas russas, segundo autoridades ocidentais familiarizadas com as discussões que pediram anonimato à mídia.
Em uma reunião na segunda-feira (29), Zelensky pediu ao comandante que assumisse um novo papel como parte de uma remodelação destinada a revigorar a liderança militar da Ucrânia, mas Zaluzhny se recusou a renunciar o controle das Forças Armadas.
As tensões foram exacerbadas pelo fato de o comandante ter um apoio generalizado tanto do povo ucraniano como das suas tropas. O general tem o apoio de 88% dos ucranianos nas sondagens, segundo a Bloomberg.
Sobre os projéteis, "as tropas ucranianas estão disparando, em média, apenas cerca de um terço dos disparos que os russos disparam", segundo o ministro da Defesa da Estônia, Hanno Pevkur, citado pela agência norte-americana.
Os líderes da UE se reunirão amanhã (1º) para uma cúpula de emergência, a fim de tentar superar a oposição do governo húngaro à liberação de 50 bilhões de euros (R$ 259 bilhões) em ajuda para a Ucrânia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала