- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Pensei que ia morrer. A situação aqui está difícil': o que enfrentam os mercenários na Ucrânia?

© AP Photo / Felipe DanaSoldados ucranianos se protegem do fogo de artilharia russa nos arredores de Kiev. Ucrânia, 13 de março de 2022
Soldados ucranianos se protegem do fogo de artilharia russa nos arredores de Kiev. Ucrânia, 13 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2024
Nos siga no
"A situação aqui esta difícil", afirmou um dos mercenários colombianos a serviço das Forças Armadas ucranianas ao descrever a situação no front.
Outro soldado do país sul-americano explicou os motivos pelos quais foram para a Ucrânia, e, segundo ele, estes não são ideológicos.
Desde o início da operação militar especial russa na Ucrânia, Kiev tem buscado ativamente a contratação de mercenários de outros países, utilizando suas missões diplomáticas no exterior diante da ausência de qualquer proibição categórica. O grupo é denominado Voluntários Internacionais para a Ucrânia.
Presidente ucraniano Pyotr Poroshenko durante entrevista para a agência Bloomberg em Davos, Suiça, 17 de janeiro de 2017 - Sputnik Brasil, 1920, 07.02.2024
Panorama internacional
'Afaste-se do general': ex-presidente da Ucrânia dá recado a Zelensky
As primeiras levas de voluntários vieram principalmente de Estados pós-soviéticos ou de língua inglesa. Falar russo ou inglês facilitou a integração deles nas tropas ucranianas, conforme relatou Aleksandr Shaguri, oficial do Departamento de Coordenação de Estrangeiros nas Forças Armadas da Ucrânia, à Associated Press (AP). Em suas palavras, em 2023 o Exército desenvolveu uma infraestrutura de recrutadores, instrutores e oficiais operacionais subalternos de língua espanhola.

O que enfrentam os mercenários na Ucrânia?

Um homem, conhecido pelo codinome Checho, contou à agência que "questões de princípio" o levaram a viajar para Kiev em setembro passado. Ele estima que só em sua unidade havia cerca de 100 outros combatentes colombianos que fizeram a mesma viagem.
Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, e ministro das Relações Exteriores, Ignazio Cassis - Sputnik Brasil, 1920, 07.02.2024
Panorama internacional
Suíça pede 'ajuda' a Pequim sobre Ucrânia já que 'China e Rússia têm excelentes relações'

"Pensei que ia morrer […]. A situação aqui é difícil. Estamos sujeitos a bombardeamentos constantes, mas continuaremos a lutar", disse à AP, acrescentando que quando algo corre mal, é difícil para os familiares obterem informações sobre seus entes queridos.

Ele citou um colombiano que perdeu contato com seu primo, Óscar Triana, após sua chegada à Ucrânia, em agosto de 2023. Seis semanas depois, o soldado aposentado de Bogotá parou de postar atualizações em suas redes sociais.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала