- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Putin: Rússia poderia responder 'olho por olho' ao ataque a Belgorod, mas nossos alvos são militares

© Sputnik / Mikhail MetzelPresidente russo, Vladimir Putin durante sessão plenária do IX Fórum Cultural Internacional — Fórum das Culturas Unidas, em São Petersburgo, Rússia, em 17 de novembro de 2023
Presidente russo, Vladimir Putin durante sessão plenária do IX Fórum Cultural Internacional — Fórum das Culturas Unidas, em São Petersburgo, Rússia, em 17 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.01.2024
Nos siga no
As Forças Armadas da Ucrânia realizaram um novo ataque com mísseis contra a região de Donetsk já nos primeiros minutos (horário de Moscou) do primeiro dia de 2024, informaram as autoridades locais, algo que o presidente russo, Vladimir Putin chamou de "ato de terror direcionado à população civil".
Ainda na tarde de sábado (30), a Ucrânia bombardeou a parte central de Belgorod. O Ministério da Defesa russo disse que foguetes Vampire e mísseis com munições de fragmentação de fabricação tcheca foram disparados contra a cidade. Os sistemas de defesa aérea interceptaram a maioria dos alvos, mas vários projéteis e fragmentos de mísseis abatidos caíram sobre Belgorod. Pelo menos 24 pessoas morreram e 110 ficaram feridas.
"O que aconteceu recentemente em Belgorod é, obviamente, um ato terrorista. Por quê? Porque eles fizeram isso sob o disfarce de dois mísseis Olkha, na minha opinião, o que eles fizeram — eles dispararam de vários sistemas de lançamento de foguetes, algo que vocês, como militares, sabem, uma arma para atacar praças, e a usaram para atacar o centro da cidade onde as pessoas passeavam antes do Ano Novo", disse Putin em uma reunião com militares que participaram da operação militar russa, nesta segunda-feira (1º).
Nas palavras de Putin, Kiev "quer intimidar e criar insegurança, mas a Rússia intensificará os ataques às instalações militares na Ucrânia". O presidente destacou que Moscou poderia responder com uma ação semelhante, mas Moscou apenas ataca instalações militares.
No entanto, a Rússia não vai deixar impune nenhum crime cometido pelas Forças Armadas ucranianas, incluindo este atentado, enfatizou o líder russo.

"Nenhum crime deste tipo — e é sem dúvida um crime contra civis — ficará impune. Isto é cem por cento certo. Não pode haver dúvidas", sublinhou Putin.

No dia 30 de dezembro, o Exército ucraniano lançou um ataque contra o centro da cidade de Belgorod, matando 24 pessoas e ferindo outras 110, incluindo 17 menores. O bombardeio ucraniano danificou 344 casas em 30 edifícios residenciais, várias instalações civis, incluindo duas escolas e um jardim de infância, e mais de 50 veículos particulares.

Edifício danificado em bombardeio em Donetsk - Sputnik Brasil, 1920, 31.12.2023
Operação militar especial russa
Tropas ucranianas lançam mísseis contra Donetsk nos primeiros minutos do Ano Novo
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала