- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ucrânia está atolada, por isso recorre a atos espetaculares como o ataque a Belgorod, diz analista

© AP Photo / Efrem LukatskyUm manifestante lança um coquetel molotov durante confrontos com a polícia no centro de Kiev, Ucrânia.
Um manifestante lança um coquetel molotov durante confrontos com a polícia no centro de Kiev, Ucrânia. - Sputnik Brasil, 1920, 30.12.2023
Nos siga no
O governo da Ucrânia encontra-se atualmente envolvido em um impasse tanto político quanto militar no conflito com a Rússia, levando-o a recorrer a atos "espetaculares", como o ataque contra a população civil na cidade russa de Belgorod neste sábado (30), afirma especialista ouvido pela Sputnik.
A avaliação é do professor David García Contreras, internacionalista da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM).

"A situação política e militar parece estar estagnada ou perdida momentaneamente, e esse tipo de medidas espetaculares é usado para manter a atenção do governo ucraniano e da situação ucraniana no cenário mundial", afirmou García em entrevista à Sputnik.

Na manhã de 30 de dezembro, as Forças Armadas da Ucrânia realizaram um ataque contra a população civil na cidade de Belgorod, na Rússia, resultando em 21 mortos e 111 feridos, incluindo vários menores, de acordo com os dados mais recentes do Ministério de Emergências da Rússia.
Bombeiros e policiais mobilizados após ataque terrorista provocar várias mortes em Belgorod. Rússia, 30 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 30.12.2023
Panorama internacional
Conselho de Segurança: Rússia diz que 'silêncio' do secretário-geral da ONU após ataque surpreende
Maria Zakharova, porta-voz oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, declarou que o Reino Unido está por trás do ataque em Belgorod, coordenando-se com os Estados Unidos para incitar o regime de Kiev a realizar ações terroristas.
Para o professor García Contreras, o ataque da Ucrânia representa uma escalada violenta em um momento em que se aproxima o segundo aniversário do início da operação militar especial da Rússia na Ucrânia, uma data simbólica em que ambos os lados buscam reforçar o apoio e a legitimidade de suas causas no conflito.
"A desvantagem dessas escaladas é que podem nos levar à irracionalidade, uma vez que o impacto da próxima escalada é muito mais forte do que o impacto anterior", alerta o acadêmico.
"Os militares também têm sua relação com a política, e é aí que ambos os lados, do ponto de vista político, precisam dessas justificações para os combates. Além disso, quando há uma provocação de um lado, é esperado que haja uma resposta proporcional ou até maior, conforme as demandas da sociedade", acrescenta o professor universitário. "Essas são as demandas que os políticos terão que enfrentar."
Vladimir Zelensky, presidente ucraniano, durante entrevista coletiva de fim de ano em Kiev. Ucrânia, 19 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 30.12.2023
Panorama internacional
Coronel aposentado do Exército dos EUA: ataques contra civis por Kiev são um 'sinal de desespero'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала