- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Pentágono aumenta silenciosamente envio de munição para Israel apesar dos apelos internacionais

© AFP 2023 / Jack GuezProjéteis de artilharia são colocados próximos a um obuseiro de artilharia autopropulsada israelense em uma posição perto da fronteira com a Faixa de Gaza, no sul de Israel, 6 de novembro de 2023
Projéteis de artilharia são colocados próximos a um obuseiro de artilharia autopropulsada israelense em uma posição perto da fronteira com a Faixa de Gaza, no sul de Israel, 6 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 15.11.2023
Nos siga no
Com o número de mortos palestinos em Gaza atingindo supostamente mais de 11.000, incluindo 4.630 crianças, os EUA têm enfrentado pressão sobre o seu apoio à campanha israelense. No entanto, a administração Biden rejeitou os apelos a um cessar-fogo, apesar de centenas de milhares de manifestantes pró-Palestina terem saído às ruas em todo o país.
Enquanto Israel continua a sua operação para eliminar o Hamas na Faixa de Gaza, custe o que custar, o Pentágono tem alegadamente aumentado de forma tácita a ajuda militar ao seu maior aliado não pertencente à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Apesar de expressar publicamente a sua preocupação com o aumento do número de mortes de civis em Gaza, Washington mantém um "duto de escoamento de armas" para atender aos pedidos de ajuda militar de Israel, informou a Bloomberg.
Assim, Israel solicitou mais de 57.000 projéteis de artilharia altamente explosivos de 155 mm, 20.000 rifles M4A1, 5.000 dispositivos de visão noturna PVS-14, 3.000 munições portáteis M141 para destruir bunkers, 400 morteiros de 120 mm e 75 veículos do exército, especificamente, o novo veículo tático leve conjunto do Exército e do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA. Israel também solicitou ostensivamente 200 drones de bombardeio de mergulho Switchblade, 600 perfurantes fabricados pela AeroVironment, que o Exército dos EUA não tem em seu inventário.
Tudo isso consta em uma lista interna do Departamento de Defesa acessada pela mídia. O catálogo de armas enviadas para Israel está supostamente contido em um documento do Pentágono, "Israel Senior Leader", datado de final de outubro. Algumas das armas já estão sendo entregues, enquanto outras estão em processo de fornecimento pelo Departamento de Defesa dos EUA a partir de arsenais norte-americanos e europeus, acrescentou.
O relatório sublinhou que os EUA estão prontos para concordar com as exigências de armas de Israel, muito além do fornecimento de interceptadores da Cúpula de Ferro e munições de precisão fabricadas pela Boeing, que foi anunciado publicamente em momento anterior. Duas baterias para Cúpula de Ferro estão atualmente a caminho de Israel por transporte marítimo.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, durante uma coletiva de imprensa após uma reunião com o secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Aboul Gheit, em Moscou, em 9 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 15.11.2023
Panorama internacional
EUA no fundo não querem atar as mãos a Israel no conflito com o Hamas, diz Lavrov
Uma contagem supostamente revelou que 36.000 cartuchos de munição de canhão de 30 mm, 1.800 munições destruidoras de bunkers M141 e cerca de 3.500 dispositivos de visão noturna já haviam sido entregues a Israel no final de outubro. Outra contagem é descrita com cerca de 2.000 mísseis guiados a laser Hellfire produzidos pela Lockheed Martin destinados a helicópteros AH-64 Apache. Outros 36.000 cartuchos de munição 30 mm a serem disparados pelo canhão Apache também estão na lista de armas citada, assim como outros 312 interceptadores de mísseis Tamir foram doados a Israel pelos Estados Unidos.

Quando solicitado a comentar o relatório, um porta-voz do Pentágono disse que estava "aproveitando vários caminhos — desde ações internas até canais da indústria dos EUA — para garantir que Israel tivesse os meios para se defender". O porta-voz acrescentou que Israel estava recebendo dos EUA projéteis de artilharia de 155 mm, bombas de pequeno diâmetro, munições guiadas com precisão e "interceptadores para Cúpula de Ferro e equipamentos de apoio médico".

Desde o início da campanha de Israel para atingir o Hamas em retaliação ao ataque do grupo militante em 7 de outubro, Washington tem apoiado firmemente Tel Aviv. A administração Biden fez uma tentativa débil de diplomacia de vai e vem, mas não teve resultados. À medida que as Forças de Defesa de Israel (FDI) intensificavam a sua operação em Gaza para eliminar o Hamas, surgiram protestos globais devido ao número crescente de mortes de civis palestinos. Mais de 11.000 pessoas, muitas delas crianças, já morreram no enclave, segundo o Ministério da Saúde de Gaza.
No entanto, Washington rejeitou os apelos a um cessar-fogo nas hostilidades, apesar de centenas de milhares de manifestantes pró-Palestina terem saído às ruas em todos os EUA. Em vez disso, a administração Biden apelou a uma "pausa humanitária" no ataque de Israel.
Menino palestino ferido chora enquanto socorristas tentam retirá-lo dos escombros de um edifício destruído após um ataque aéreo no campo de refugiados de Bureij. Faixa de Gaza, 2 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 14.11.2023
Panorama internacional
Pedidos de cessar-fogo em Gaza são 'ultrajantes', diz presidente da Câmara dos EUA (VÍDEO)
A administração Biden tem enfrentado censura de organizações não governamentais pelo fornecimento de granadas de artilharia e outras munições a Israel. Mais de 30 dessas organizações escreveram ao secretário de Defesa, Lloyd Austin, na segunda-feira (13) para lhe pedir que se abstivesse de enviar os projéteis de 155 mm.
"Em Gaza, um dos locais mais densamente povoados do mundo, os projéteis de artilharia de 155 mm são inerentemente indiscriminados [...]. Estas munições não são guiadas e têm um elevado raio de erro."
Mais de 500 ex-funcionários da campanha de Joe Biden também instaram o presidente dos EUA a pressionar por um cessar-fogo na sitiada Faixa de Gaza. Em sua carta publicada on-line e assinada por ex-funcionários da campanha de Biden de 2020, bem como pelo Comitê Nacional Democrata e organizações estaduais do Partido Democrata. "Ficamos e continuamos horrorizados com o ataque devastador do Hamas contra civis israelenses em 7 de outubro."
O grupo de funcionários, que se autodenominam Biden Alumni for Peace and Justice (Ex-alunos de Biden pela Paz e Justiça), escreveu que "é preciso apelar a um cessar-fogo, à troca de reféns e à desescalada, e tomar medidas concretas para enfrentar as condições de ocupação, apartheid e limpeza étnica que estão na origem da violência horrível que estamos testemunhando agora".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала