- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA anunciam novo teste de míssil com capacidade nuclear em meio a conflito no Oriente Médio

© AP Photo / Comando de Defesa de Mísseis e Espaço do Exército dos EUA / Brittany E.N. MurphyMíssil balístico intercontinental Minuteman III desarmado é lançado durante teste de operação na Base Aérea de Vandenberg, Califórnia, 23 de fevereiro de 2021
Míssil balístico intercontinental Minuteman III desarmado é lançado durante teste de operação na Base Aérea de Vandenberg, Califórnia, 23 de fevereiro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 01.11.2023
Nos siga no
Em meio à escalada acentuada do conflito israelo-palestino, o Pentágono anunciou um novo teste do míssil balístico intercontinental (ICBM, na sigla em inglês) Minuteman III, dizendo que o projétil será lançado nesta quarta-feira (1º) para demonstrar o poder nuclear dos EUA.
Assim como o lançamento anterior, realizado há menos de dois meses, o novo teste será realizado na base de Vandenberg da Força Espacial norte-americana, no sul da Califórnia.
Em meio ao conflito armado no Oriente Médio, às crescentes tensões geopolíticas entre o Ocidente e a China e ao conflito ucraniano, esse lançamento de míssil nuclear é descrito como pré-planejado e "rotineiro".
"Esse lançamento demonstra a redundância e a confiabilidade de nossa dissuasão estratégica e, ao mesmo tempo, envia um sinal claro de confiança aos aliados", afirmou o porta-voz do Departamento de Defesa norte-americano, Patrick Ryder, em uma coletiva de imprensa na terça-feira (31).
No ano passado, Washington cancelou ou adiou pelo menos dois testes de ICBM, citando preocupações sobre possíveis "mal-entendidos" com a Rússia e a China.
O míssil Minuteman III foi implantado pela primeira vez em 1970, e inicialmente planejado para durar apenas cerca de dez anos, mas, em vez disso, foi modernizado.
Míssil Minuteman III inerte é visto em um tubo de lançamento de treinamento na Base da Força Aérea Minot, N.D., 25 de junho de 2014. - Sputnik Brasil, 1920, 06.09.2023
EUA conduzirão teste de míssil balístico intercontinental em nova ação para 'medir forças'
Espera-se que a Dissuasão Estratégica Baseada em Terra (GBSD, na sigla em inglês) substitua o míssil balístico intercontinental Minuteman III. A nova arma deverá estar pronta para uso em 2029, mas o secretário da Força Aérea, Frank Kendall, disse aos legisladores norte-americanos no início deste ano que ter um novo ICBM pronto até 2029 seria uma "tarefa complicada".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала