- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Polícia do Rio recupera 8 das 21 metralhadoras roubadas de arsenal do Exército em São Paulo

© Foto / Estevam Costa / Palácio do PlanaltoCerimônia do Dia do Soldado, com a Imposição da Medalha do Pacificador e da Medalha, do Exército brasileiro
Cerimônia do Dia do Soldado, com a Imposição da Medalha do Pacificador e da Medalha, do Exército brasileiro - Sputnik Brasil, 1920, 19.10.2023
Nos siga no
Em anúncio feito pelo general de brigada Maurício Vieira Gama, chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste (CMSE), o Exército decidiu exonerar o diretor do arsenal de guerra após o furto.
A Polícia Civil do Rio de Janeiro anunciou que parte do armamento roubado do Exército foi recuperado. Até o momento, 8 das 21 armas furtadas do arsenal de guerra do quartel em Barueri, São Paulo, foram encontradas em um veículo estacionado no bairro Gardênia Azul, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O veículo também era roubado.
Durante a operação, a inteligência da polícia identificou uma movimentação de armamentos partindo da Favela da Rocinha, em São Conrado, para a Gardênia Azul, em Jacarepaguá.
Ambas as áreas são dominadas pela facção criminosa Comando Vermelho, uma das maiores do país.
O Exército Brasileiro realizou testes de viabilidade do Sistema Inercial de Pontaria no morteiro pesado de 120 milímetros - Sputnik Brasil, 1920, 17.05.2023
Notícias do Brasil
Arsenal de Guerra do Exército Brasileiro testa pontaria com sistema de última geração (FOTOS)
Agora, as armas recuperadas ficarão armazenadas até o comando militar designar militares para buscá-las e realizarem a sua realocação.
Tudo começou quando o CMSE notou o sumiço de 21 armas de seu arsenal de guerra. Dos equipamentos, 13 armas são metralhadoras .50 e 8 de calibre 7,62.
O desaparecimento do armamento foi notado durante uma inspeção. Em pleno funcionamento, as metralhadoras .50 são capazes de derrubar aeronaves, por exemplo. Não se sabe precisamente a data em que foram roubadas.
O Exército suspeita, contudo, que o arsenal tenha sido subtraído aos poucos do armazém da unidade no interior de São Paulo.
Guarda de honra do Exército Popular de Libertação da China passa de avião da presidência do Brasil na China - Sputnik Brasil, 1920, 06.06.2023
Notícias do Brasil
Generais das Forças Armadas da China visitam Brasil para conhecer projetos do Exército Brasileiro
Ainda segundo o general de brigada Maurício Vieira Gama, há militares envolvidos no esquema de contrabando, mas as informações estão sob sigilo. Além disso, militares temporários serão expulsos, enquanto outros integrantes do Exército podem estar sujeitos a processos disciplinares.
Os armamentos, segundo apuração, foram oferecidos ao Comando Vermelho. Grande parte desse arsenal já havia sido comprado, sendo ofertado a favelas dominadas pela facção. São elas: Nova Holanda, no Complexo da Maré; Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha; Rocinha e Cidade de Deus, conforme informou o G1.
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia do Dia do Exército em Brasília, 19 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 19.04.2023
Notícias do Brasil
Exército Brasileiro celebra 375 anos com presença de Lula; força exalta 'imparcialidade' (FOTOS)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала