Operação militar especial russa

Rússia atacou na Ucrânia aeródromos com aviões que carregavam mísseis Storm Shadow, diz MD russo

As forças da Rússia eliminaram uma grande quantidade de efetivos e armamentos no último dia de 2023, relatou o Ministério da Defesa do país.
Sputnik
As Forças Armadas da Rússia lançaram um ataque com mísseis a partir do ar contra aeródromos ucranianos onde se encontravam aviões portadores de mísseis de cruzeiro Storm Shadow, relatou na segunda-feira (1º) o Ministério da Defesa russo.
"Em 31 de dezembro de 2023 [domingo], as Forças Armadas da Federação da Rússia lançaram um ataque com armas de precisão aerotransportadas de longo alcance contra a infraestrutura de aeródromos onde estavam baseados aviões portadores de mísseis de cruzeiro Storm Shadow", disse o ministério.
Ele afirmou que "o objetivo do ataque foi alcançado e todas as instalações foram atingidas".
O Ministério da Defesa acrescentou que foi atingida uma fábrica de produção de drones na região de Carcóvia.
Nas direções de Donetsk e a sul de Donetsk, informou o órgão militar russo, com a participação dos agrupamentos de tropas Yug (Sul) e Vostok (Leste), foram eliminados cerca de 370 soldados ucranianos, além de equipamentos, entre os quais um sistema de artilharia autopropulsada Krab e um radar antibateria AN/TPQ-37.
Já nas direções de Kupyansk e Krasny Liman, área de atuação dos agrupamentos de tropas Zapad (Oeste) e Tsentr (Centro), as baixas da Ucrânia totalizaram cerca de 240 efetivos, além de 11 veículos militares e um obuseiro D-20.
Operação militar especial russa
Forças da Ucrânia sofrem até 350 militares mortos e feridos na direção de Donetsk, diz MD da Rússia
"Na direção de Kherson, em resultado de ações coordenadas de unidades do agrupamento de tropas Dniepre e pressão de fogo sistemática, mais de 35 militares e cinco carros foram destruídos", detalhou o Ministério da Defesa, e acrescentou que foram atingidos um sistema de artilharia autopropulsada M109 Paladin e dois sistemas de artilharia M777, fabricados nos EUA, dois obuseiros Msta-B e um sistema de artilharia autopropulsada Gvozdika.
Na direção de Zaporozhie, detalhou ele, "as perdas das Forças Armadas da Ucrânia […] nas áreas de Rabotino e Novodanilovka, foram de mais de 40 militares, três carros e um obuseiro Msta-B".

"Os meios de defesa antiaérea nas proximidades do vilarejo de Velikoaleksandrovka, na região de Dnepropetrovsk, abateram um avião Su-27 da Força Aérea da Ucrânia", além de terem sido interceptados 16 foguetes do sistema de lançadores múltiplos de foguetes Himars e seis foguetes do lança-foguetes Uragan."

Além disso, nas últimas 24 horas foram destruídos 46 drones ucranianos nas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, e nas regiões de Carcóvia e Kherson.
No total, desde o início da operação militar especial, foram destruídos 565 aviões, 263 helicópteros, 10.318 veículos aéreos não tripulados, 445 sistemas de defesa antiaérea, 14.423 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.194 lançadores múltiplos de foguetes, 7.589 peças de artilharia de campanha e morteiros e 16.925 unidades de veículos militares especiais ucranianos, resumiu o Ministério da Defesa da Rússia.
Comentar