- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Rússia atacou na Ucrânia aeródromos com aviões que carregavam mísseis Storm Shadow, diz MD russo

© AP Photo / Andriy AndriyenkoSoldados ucranianos consertam um tanque Leopard 2 na região de Zaporozhie, 21 de junho de 2023
Soldados ucranianos consertam um tanque Leopard 2 na região de Zaporozhie, 21 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.01.2024
Nos siga no
As forças da Rússia eliminaram uma grande quantidade de efetivos e armamentos no último dia de 2023, relatou o Ministério da Defesa do país.
As Forças Armadas da Rússia lançaram um ataque com mísseis a partir do ar contra aeródromos ucranianos onde se encontravam aviões portadores de mísseis de cruzeiro Storm Shadow, relatou na segunda-feira (1º) o Ministério da Defesa russo.
"Em 31 de dezembro de 2023 [domingo], as Forças Armadas da Federação da Rússia lançaram um ataque com armas de precisão aerotransportadas de longo alcance contra a infraestrutura de aeródromos onde estavam baseados aviões portadores de mísseis de cruzeiro Storm Shadow", disse o ministério.
Ele afirmou que "o objetivo do ataque foi alcançado e todas as instalações foram atingidas".
O Ministério da Defesa acrescentou que foi atingida uma fábrica de produção de drones na região de Carcóvia.
Nas direções de Donetsk e a sul de Donetsk, informou o órgão militar russo, com a participação dos agrupamentos de tropas Yug (Sul) e Vostok (Leste), foram eliminados cerca de 370 soldados ucranianos, além de equipamentos, entre os quais um sistema de artilharia autopropulsada Krab e um radar antibateria AN/TPQ-37.
Já nas direções de Kupyansk e Krasny Liman, área de atuação dos agrupamentos de tropas Zapad (Oeste) e Tsentr (Centro), as baixas da Ucrânia totalizaram cerca de 240 efetivos, além de 11 veículos militares e um obuseiro D-20.
Militares russos são vistos perto de uma linha de frente, durante a operação militar especial da Rússia na Ucrânia, na região de Carcóvia, Ucrânia - Sputnik Brasil, 1920, 30.12.2023
Operação militar especial russa
Forças da Ucrânia sofrem até 350 militares mortos e feridos na direção de Donetsk, diz MD da Rússia
"Na direção de Kherson, em resultado de ações coordenadas de unidades do agrupamento de tropas Dniepre e pressão de fogo sistemática, mais de 35 militares e cinco carros foram destruídos", detalhou o Ministério da Defesa, e acrescentou que foram atingidos um sistema de artilharia autopropulsada M109 Paladin e dois sistemas de artilharia M777, fabricados nos EUA, dois obuseiros Msta-B e um sistema de artilharia autopropulsada Gvozdika.
Na direção de Zaporozhie, detalhou ele, "as perdas das Forças Armadas da Ucrânia […] nas áreas de Rabotino e Novodanilovka, foram de mais de 40 militares, três carros e um obuseiro Msta-B".

"Os meios de defesa antiaérea nas proximidades do vilarejo de Velikoaleksandrovka, na região de Dnepropetrovsk, abateram um avião Su-27 da Força Aérea da Ucrânia", além de terem sido interceptados 16 foguetes do sistema de lançadores múltiplos de foguetes Himars e seis foguetes do lança-foguetes Uragan."

Além disso, nas últimas 24 horas foram destruídos 46 drones ucranianos nas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, e nas regiões de Carcóvia e Kherson.
No total, desde o início da operação militar especial, foram destruídos 565 aviões, 263 helicópteros, 10.318 veículos aéreos não tripulados, 445 sistemas de defesa antiaérea, 14.423 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.194 lançadores múltiplos de foguetes, 7.589 peças de artilharia de campanha e morteiros e 16.925 unidades de veículos militares especiais ucranianos, resumiu o Ministério da Defesa da Rússia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала