- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Pequim deve 'estar rindo das políticas autodestrutivas' alemãs, diz político sobre visita de Scholz

© AFP 2023 / Andres Martinez CasaresO chanceler alemão, Olaf Scholz, fala durante uma coletiva de imprensa em Pequim, 16 de abril de 2024
O chanceler alemão, Olaf Scholz, fala durante uma coletiva de imprensa em Pequim, 16 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 17.04.2024
Nos siga no
No último domingo (14), o chanceler alemão Olaf Scholz chegou à China para uma visita oficial a fim de se reunir com o presidente chinês Xi Jinping e com o primeiro-ministro Li Qiang, mas aparentemente a visita não foi muito produtiva.
A visita de Olaf Scholz à China pretendia provavelmente atingir dois objetivos, diz Gunnar Beck, membro do Parlamento Europeu do partido Alternativa para a Alemanha (AfD) e atual vice-presidente do Grupo de Identidade e Democracia do Parlamento Europeu.
"Um deles é, obviamente, consolidar as relações econômicas com a China devido à importância da China como mercado de exportação para a Alemanha", disse ele. "E, em segundo lugar, suponho, para agradar a certas audiências políticas nacionais, expressando algumas críticas ao chamado histórico de direitos humanos da China."
Conforme Beck tinha explicado, por "certas audiências políticas nacionais" ele se referia principalmente aos adeptos do Partido Verde que, aos seus olhos "tendem a favorecer uma política externa baseada menos em considerações econômicas, mas mais em questões de direitos humanos".
No entanto, não parece que o chanceler alemão tenha conseguido atingir esses objetivos, observou Beck.
"Ele provavelmente não fez tantas críticas à China como alguns dos seus próprios aliados gostariam. Ele adotou uma atitude de compromisso, mas penso que, em última análise, o governo chinês estará rindo das políticas autodestrutivas da Alemanha. Tanto sobre a Ucrânia — a Alemanha não tem interesse na perpetuação do conflito na Ucrânia, e a China, tenho certeza, também estará rindo da política energética e industrial da Alemanha", disse ele.
Ele também observou que Scholz teve um número menor de líderes empresariais o acompanhando nesta viagem em comparação com as visitas de sua antecessora, Angela Merkel, à China.
"A Alemanha foi a grande economia com o pior desempenho no mundo no ano passado e penso que o será novamente neste ano. Então, eu acho, isso não passa despercebido na China. E, inevitavelmente, a política externa da China é guiada pela importância dos seus parceiros. E penso que a Alemanha está gradualmente se tornando menos relevante", partilhou Beck. "Quero dizer, os alemães estão mais presentes agora no cenário internacional do que nunca. Mas, em última análise, penso que a importância internacional de alguém é determinada por dois fatores — pela capacidade militar e pela economia. A Alemanha é militarmente quase irrelevante. E a sua importância econômica está diminuindo."
Segundo ele, a economia vacilante da Alemanha complica as suas relações com a China, uma vez que o crescente poder da China a torna "menos disposta" a receber sermões sobre os seus próprios assuntos internos.
"Não dizer que tais críticas são sempre injustificadas e os alemães as estão enfatizando excessivamente. E do ponto de vista da Alemanha, penso eu, é um curso de ação muito arriscado e potencialmente desastroso", disse ele. "Se olharmos para o desempenho econômico da Alemanha entre 2010 e 2018, a Alemanha não teve um desempenho particularmente bom em comparação internacional, mas relativamente bom no contexto europeu."
O presidente da China, Xi Jinping, recebe o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, no Grande Salão do Povo, em Pequim, em 4 de novembro de 202 - Sputnik Brasil, 1920, 16.04.2024
Panorama internacional
China defende 'discussão justa de todos os planos de paz' para a Ucrânia, diz Xi falando com Scholz
Enquanto isso, o analista político alemão e jornalista independente dr. Gregor Spitzen sugeriu que "o lado chinês claramente não vê a visita de Scholz como significativa e inovadora, capaz de virar a página nas relações entre os dois países e levá-las a um nível qualitativamente novo".
"A China sabe que a Europa, que se encontra em um estado de crise econômica desde o início do conflito russo-ucraniano, não pode se dar ao luxo de arriscar as suas relações com o 'Império chinês' e, portanto, obtém o máximo lucro ao despejar ativamente os seus produtos de alta tecnologia no mercado europeu", observou.
Anteriormente, a China negou repetidamente as alegações de dumping feitas por Estados Unidos e outras potências ocidentais.
No mês passado, o meio de comunicação chinês Global Times postulou que "as mentiras do dumping são uma narrativa que o Ocidente liderado pelos EUA cria para enganar o mundo, e o seu verdadeiro objetivo é difamar a economia chinesa, para que possa usar essa propaganda como camuflagem para suas medidas protecionistas contra produtos chineses".
Spitzen também especulou que a visita do chanceler ajudou a alcançar "um objetivo importante".
"Um ano depois, o educado, diplomático e bem-humorado Scholz, agindo como peticionário, conseguiu amenizar a impressão negativa deixada pela visita da ministra das Relações Exteriores Annalena Baerbock, que desafiadoramente tentou dar um sermão aos seus colegas chineses sobre a natureza da democracia e quase provocou um esfriamento sem precedentes nas relações germano-chinesas", brincou o especialista.
O legislador da AfD, dr. Christian Blex, pareceu compartilhar a avaliação do dr. Spitzen sobre Baerbock, dizendo que Scholz "não era tão estúpido e arrogante" quanto ela.
O prefeito de Hamburgo, Olaf Scholz (R), dá as boas-vindas ao presidente da China, Xi Jinping (C), e sua esposa Peng Liyuan (L), quando chegam ao aeroporto de Hamburgo, norte da Alemanha (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 04.04.2024
Panorama internacional
Chefes da Mercedes, Siemens e BMW vão a Pequim apesar da política anti-China anunciada pela Alemanha
No entanto, "dado o óbvio declínio da Alemanha, a única preocupação de Scholz é continuar a vender a Alemanha ao público alemão como uma superpotência moral".

"Em linha com a mídia alemã, Scholz está obviamente vendendo uma imagem diferente dos gols ao público alemão. Ele afirma que os temas mais importantes da viagem são a 'guerra de agressão russa' e a proteção climática internacional. Só então surgiriam as relações comerciais. Scholz também disse na terça-feira [16] que as negociações também deveriam ser sobre biodiversidade e como evitar resíduos plásticos", disse o dr. Blex ao oferecer sua opinião sobre o que o chanceler alemão estava tentando realizar.

"É claro que tudo isto são cortinas de fumaça para o público alemão, que tem sido envolto em uma bolha autodestrutiva despertada pelos políticos e pelos meios de comunicação durante anos. A Alemanha não tem quaisquer meios para sequer começar a cumprir tais exigências. O imperador alemão está nu. É claro que a China sabe disso. Basicamente, o mundo inteiro sabe disso", acrescentou.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала