- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Scholz vai a Pequim em tentativa vã de 'criar uma barreira' entre Rússia e China, diz político russo

© AFP 2023 / Kay NietfeldO presidente chinês Xi Jinping (D) dá as boas-vindas ao chanceler alemão Olaf Scholz no Grande Salão de Pequim, 4 de novembro de 2022
O presidente chinês Xi Jinping (D) dá as boas-vindas ao chanceler alemão Olaf Scholz no Grande Salão de Pequim, 4 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 14.04.2024
Nos siga no
O chanceler alemão chegou à China neste domingo (14) para uma visita de três dias, acompanhado por uma grande delegação de representantes empresariais alemães. Além de uma escala no centro financeiro de Xangai, ele viajará a Pequim para se encontrar com o líder chinês Xi Jinping e com o primeiro-ministro Li Qiang.
O chanceler alemão Olaf Scholz vai tentar usar sua viagem à China para criar uma barreira entre Pequim e Moscou, mas tem poucas chances de obter sucesso, observou o senador russo Aleksei Pushkov.

"Scholz está em Pequim. Ele tentará novamente alienar a China da Rússia, o que provavelmente terminará da mesma forma que as tentativas anteriores feitas por [Emmanuel] Macron, [Ursula] von der Leyen e [Janet] Yellen", publicou Pushkov em seu canal Telegram. "Ao contrário da Rússia, o Ocidente é potencialmente hostil à China. Nenhuma quantidade de negociações mudará isso."

O político russo lembrou que os EUA têm promovido a narrativa da "ameaça chinesa", designando Pequim como um desafio estratégico. Ele disse que, em tal situação, sucumbir à pressão do Ocidente só iria contra os interesses da Rússia.
A China acolheu vários líderes ocidentais ao longo dos últimos meses, todos eles tentando equilibrar as suas próprias preocupações comerciais com a sua agenda geopolítica declarada. Olaf Scholz é o último, chegando neste domingo (14) à China acompanhado por uma volumosa delegação de representantes empresariais alemães.
A visita de Olaf Scholz coincide com a chegada de Daniel J. Kritenbrink, secretário de Estado adjunto dos EUA para Assuntos do Leste Asiático e Pacífico, à República Popular da China.
Chips (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 14.04.2024
Panorama internacional
EUA enfrentam resistência no Japão e UE após pedirem restrições de chips e exportações à China
Kritenbrink estará acompanhado por Sarah Beran, principal conselheira do presidente dos EUA, Joe Biden, para a China no Conselho de Segurança Nacional. A visita faz "parte dos esforços contínuos para manter linhas de comunicação abertas e gerir a concorrência de forma responsável", de acordo com um comunicado do Departamento de Estado dos EUA.
A agitação diplomática fortemente encharcada de retórica beligerante ocorre quando o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, se reuniu com o presidente chinês, Xi Jinping, na terça-feira (9), enviando uma forte mensagem ao Ocidente de que os dois países não se desviarão da sua parceria estratégica.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала