- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA enfrentam resistência no Japão e UE após pedirem restrições de chips e exportações à China

CC BY 2.0 / Flickr / Björn Láczay / Chips (imagem referencial)
Chips (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 14.04.2024
Nos siga no
Altos funcionários norte-americanos visitaram os Países Baixos, a Alemanha e depois a Bélgica em uma tentativa de acelerar o corte de mais fornecimento e tempo de serviço de chips para a China.
O Japão e os Países Baixos estão resistindo à pressão dos EUA para limitar o acesso da China à tecnologia de semicondutores, escreve na sexta-feira (12) a agência norte-americana Bloomberg.
Altos funcionários dos EUA, incluindo o vice-secretário de Comércio Alan Estevez, reuniram-se na segunda-feira (8) com seus colegas nos Países Baixos e pediram aos seus aliados que não efetuassem a manutenção dos equipamentos adquiridos pela China e entretanto sancionados, indica a mídia.
Além disso, Washington está pressionando Amsterdã a proibir a empresa de semicondutores ASML de manter e reparar equipamentos de fabricação de chips adquiridos por empresas chinesas antes da atual proibição de vendas. Os funcionários norte-americanos ainda querem que as empresas japonesas restrinjam as exportações de alguns produtos químicos de alta qualidade para a fabricação de chips.
No entanto, Amsterdã e Tóquio querem "mais tempo para avaliar o impacto da proibição do equipamento de chips de gama alta" e esperar pelo "resultado da eleição [presidencial] dos EUA em novembro".
Microchip - Sputnik Brasil, 1920, 24.03.2024
Panorama internacional
China bloqueia uso de chips da Intel e AMD em computadores governamentais, diz mídia
Segundo as fontes, uma delegação dos EUA visitou Berlim posteriormente para discutir restrições semelhantes com seus colegas alemães. Os representantes querem que o fabricante alemão de componentes ópticos Carl Zeiss AG, um dos principais fornecedores da ASML, se abstenha de vender peças-chave para a China. Entretanto, o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha não expressou apoio nem rejeitou diretamente a proposta dos EUA, e apontou para a próxima viagem do chanceler Olaf Scholz à China.
As autoridades americanas ainda pararam em Bruxelas para discutir uma série de questões, incluindo chips e sanções à Rússia, concluiu a matéria.
De acordo com a mais recente pesquisa da Bloomberg News/Morning Consult, divulgada no final de março, em relação às próximas eleições nos EUA, o candidato republicano Donald Trump lidera nos principais estados decisivos, com 47% votos contra 43% do atual presidente democrata.
Ao mesmo tempo, nota a Bloomberg, Trump também deve implementar restrições tecnológicas à China caso seja eleito presidente dos EUA, depois que ele tomou medidas semelhantes contra a ASML e a Huawei durante seu mandato (2017-2021).
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала